Prepare a pipoca, vamos ao cinema!

Prepare a pipoca, vamos ao cinema!

Um passeio imbatível quando o tempo não colabora é ir ao cinema. A quantidade e variedade de filmes em cartaz e temas abordados têm tudo para agradar a gregos e troianos. Neste quesito, os paulistanos não têm do que reclamar: a cidade é repleta de salas. E o que não faltam são opções para todos os gostos, desde os cinemas em shoppings até os tradicionais cinemas de rua, ainda existentes em algumas áreas.

Em eleições realizadas pelos dois maiores jornais da capital em 2011, foram levados em conta quesitos como conforto, som, projeção e atendimento. O Espaço Unibanco Pompeia foi eleito o melhor complexo, e o Cinemark Cidade Jardim o melhor cinema. Mas a cidade reserva muitas surpresas nas outras salas, então pegue sua pipoca e bom filme!

Cinema com compras

Os complexos dentro dos shoppings continuam sendo a opção mais popular para quem quer fazer tudo em um só programa. Dá para unir compras nas lojas com um filminho no cinema e jantar nos restaurantes da praça de alimentação.

Mas infelizmente não há somente prós. Os contras são o grande volume de pessoas aos finais de semana que tiveram a mesma ideia! Prepare-se para estacionamento lotado, fila para comprar ingresso e preços abusivos nas guloseimas. A programação, geralmente mais voltada para os blockbusters, também não ajuda muito quem procura um pouco de diversidade.

Cine vintage

Quem gosta de um programa à moda antiga pode ir sem medo aos cinemas de rua, concentrados principalmente na região da Avenida Paulista. O Espaço Unibanco, na Rua Augusta, é um dos mais populares e está sempre cheio.

O Cine Cultura, dentro do Conjunto Nacional, é bastante confortável; e o Reserva Cultural tem programação bem pensada e o atraente charme francês. O Cine Marabá, recentemente reformado e aberto na característica Avenida Ipiranga, tem até tapete vermelho e preservou o glamour dos velhos tempos. Vale a visita!

Salgado igual a pipoca

Os ingressos em São Paulo estão entre os mais caros do mundo! Para fugir da armadilha dos preços pouco convidativos, uma dica é procurar as sessões mais baratas. Em geral, o dia com preço mais em conta continua sendo a quarta-feira, mas convém pesquisar um pouco antes, porque cada cinema tem o hábito de adotar uma sessão com preços mais honestos.

A Rede Cinemark, por exemplo, tem a sessão das 15h a R$4; e a Rede UCI tinha, até pouco tempo atrás, a Super Segunda, com sessões a R$6 às segundas-feiras. Sessões até as 18h, principalmente durante a semana, geralmente têm preço reduzido. É bom ficar de olho!

Cult

Para quem gosta de ver filmes antigos ou mais alternativos, que dificilmente saem em cartaz nas grandes redes, a dica é pesquisar em centros culturais, que costumam ter mostras e festivais ao longo do ano, como a Cinemateca, o CCBB e o Centro Cultural São Paulo. Dois dos festivais mais famosos são o É Tudo Verdade, de documentários, e o Festival do Minuto, de curtas.

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, idealizada por Leon Cakoff e que acontece sempre em outubro em diversas salas, é um dos maiores festivais do gênero no mundo e atrai cinéfilos de todas as partes.

Curiosidades:

O Espaço Unibanco, na Augusta, tem banheiros dentro da sala. Ou seja, o deslocamento é muito menor e você não precisa ficar se segurando para não perder nenhuma cena! E o Cinesesc, também na Augusta, tem um bar ao fundo, também dentro da sala: dá para curtir um drinque sem um perder nenhum detalhe do filme.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter