Conheça Curitiba com 50 reais

Conheça Curitiba com 50 reais

 Duas sugestões de roteiro com precinho amigo para curtir a cidade

Curitiba, a capital do Paraná, é conhecida por seus projetos urbano e paisagístico bem cuidados, alta qualidade de vida e charme encantador de cidade pequena, mas com oferta de serviços de gente grande. Fundada em 1693, teve grande aporte de imigrantes europeus, como alemães, ucranianos e poloneses; o que se traduz na sua diversidade cultural, presente até hoje.

Com altos índices de educação, foi eleita em 2009 a 3ª cidade mais “esperta” do mundo, ficando atrás somente de Cingapura e Hong-Kong. A Forbes levou em conta indicadores como ser ecologicamente sustentável, ter qualidade de vida, planejamento urbano, boa infraestrutura e dinamismo econômico.

Mas se engana quem pensa que tudo isso vem atrelado somente a preços exorbitantes e alto custo de vida! O GuiaMais.com preparou duas opções de roteiro para quem quer curtir a cidade gastando até R$ 50:

História, comida caseira e boa música

Dá para fazer um roteiro interessante sem sair da área histórica da cidade. Comece visitando o Memorial da Cidade de Curitiba para saber um pouco mais sobre a história local. Fundado em 1996, é um espaço dedicado à memória, às artes e à cultura da cidade. Com destaque para seu projeto arquitetônico arrojado, em contraste com os prédios mais clássicos do centro. A entrada é gratuita e a abertura é às 9h, fechado somente às segundas-feiras.

Saindo de lá, que tal um almoço com jeitinho de comida feita em casa? Aliás, em uma casa de verdade! A Casa Lilás, em frente ao Memorial, é um espaço aconchegante e criativo que serve, além de pratos com gostinho de feitos pela vovó, deliciosos bolos, tortas e café. Os preços são modestos e o clima não poderia ser mais acolhedor!

Para fechar o dia de forma ainda mais gostosa, um pulinho no Conservatório de Musica Popular Brasileira, ali ao lado. Localizado num dos prédios mais antigos da cidade, tem aulas e apresentações de concerto, além da roda de choro, todas as quintas-feiras às 17h, com ingresso gratuito.

Fonte: Wikimedia

Domingo ao ar livre

Para quem prefere aproveitar os dias frescos de outono que estão chegando, uma boa opção são passeios ao ar livre. Comece o dia no Parque Barigui – um dos maiores parques da cidade tem mais de 5km de extensão só em volta do lago, para uma revigorante caminhada observando a fauna e flora local.

Pare na casa amarela para uma água de coco, ou para beliscar alguma coisa se a fome apertar. O parque também tem exposições, parque de diversão, pista de bicicross e aeromodelismo. Além de contar com o Museu do Automóvel e a Estação Maria Fumaça. De lá, siga para a feira do Largo da Ordem: no espaço aberto, mais de 200 artistas vendem artesanato, bijuteria, antiguidades, livros e discos usados entre outros “úteis e fúteis” deliciosos de garimpar.

Aproveite para fazer um pit stop numa das barracas de comida típica e almoçar por lá mesmo. A entrada é gratuita e o mercado funciona das 9h às 14h. E que tal terminar seu domingo com um preguiçoso café? Tem muitos espalhados por toda a cidade, mas uma sugestão é o Lucca Café, no bairro do Batel. Graciosas mesinhas na varanda garantem o sossego, e uma livraria no interior faz as vezes de passatempo. Com um expresso imbatível, é para visitar sem pressa, bem a cara do domingo!

 

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter