GuiaMais
 Conheça Curitiba com 50 reais

Conheça Curitiba com 50 reais

 Duas sugestões de roteiro com precinho amigo para curtir a cidade

Curitiba, a capital do Paraná, é conhecida por seus projetos urbano e paisagístico bem cuidados, alta qualidade de vida e charme encantador de cidade pequena, mas com oferta de serviços de gente grande. Fundada em 1693, teve grande aporte de imigrantes europeus, como alemães, ucranianos e poloneses; o que se traduz na sua diversidade cultural, presente até hoje.

Com altos índices de educação, foi eleita em 2009 a 3ª cidade mais “esperta” do mundo, ficando atrás somente de Cingapura e Hong-Kong. A Forbes levou em conta indicadores como ser ecologicamente sustentável, ter qualidade de vida, planejamento urbano, boa infraestrutura e dinamismo econômico.

Mas se engana quem pensa que tudo isso vem atrelado somente a preços exorbitantes e alto custo de vida! O GuiaMais.com preparou duas opções de roteiro para quem quer curtir a cidade gastando até R$ 50:

História, comida caseira e boa música

Dá para fazer um roteiro interessante sem sair da área histórica da cidade. Comece visitando o Memorial da Cidade de Curitiba para saber um pouco mais sobre a história local. Fundado em 1996, é um espaço dedicado à memória, às artes e à cultura da cidade. Com destaque para seu projeto arquitetônico arrojado, em contraste com os prédios mais clássicos do centro. A entrada é gratuita e a abertura é às 9h, fechado somente às segundas-feiras.

Saindo de lá, que tal um almoço com jeitinho de comida feita em casa? Aliás, em uma casa de verdade! A Casa Lilás, em frente ao Memorial, é um espaço aconchegante e criativo que serve, além de pratos com gostinho de feitos pela vovó, deliciosos bolos, tortas e café. Os preços são modestos e o clima não poderia ser mais acolhedor!

Para fechar o dia de forma ainda mais gostosa, um pulinho no Conservatório de Musica Popular Brasileira, ali ao lado. Localizado num dos prédios mais antigos da cidade, tem aulas e apresentações de concerto, além da roda de choro, todas as quintas-feiras às 17h, com ingresso gratuito.

Domingo ao ar livre

Para quem prefere aproveitar os dias frescos de outono que estão chegando, uma boa opção são passeios ao ar livre. Comece o dia no Parque Barigui – um dos maiores parques da cidade tem mais de 5km de extensão só em volta do lago, para uma revigorante caminhada observando a fauna e flora local.

Pare na casa amarela para uma água de coco, ou para beliscar alguma coisa se a fome apertar. O parque também tem exposições, parque de diversão, pista de bicicross e aeromodelismo. Além de contar com o Museu do Automóvel e a Estação Maria Fumaça. De lá, siga para a feira do Largo da Ordem: no espaço aberto, mais de 200 artistas vendem artesanato, bijuteria, antiguidades, livros e discos usados entre outros “úteis e fúteis” deliciosos de garimpar.

Aproveite para fazer um pit stop numa das barracas de comida típica e almoçar por lá mesmo. A entrada é gratuita e o mercado funciona das 9h às 14h. E que tal terminar seu domingo com um preguiçoso café? Tem muitos espalhados por toda a cidade, mas uma sugestão é o Lucca Café, no bairro do Batel. Graciosas mesinhas na varanda garantem o sossego, e uma livraria no interior faz as vezes de passatempo. Com um expresso imbatível, é para visitar sem pressa, bem a cara do domingo!

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter