Tudo o que você precisa saber sobre pneus

Tudo o que você precisa saber sobre pneus

Mesmo para os motoristas mais antenados sobre o universo automotivo, algumas dúvidas sobre pneus sempre persistem (não se sinta o único)!

O equipamento, no entanto, é um dos itens fundamentais para um bom desempenho do veículo. Por isso, é de extrema importância saber algumas dicas básicas.

No post de hoje, traremos tudo sobre pneus que você precisa saber para garantir a segurança e o bom funcionamento do seu carro. Vamos lá?!

5 dicas sobre pneus:

01. O que é rodízio de pneus?

rodízio é troca dos pneus dianteiros e traseiros, com intuito de equilibrar a vida útil desses componentes. Garantindo, dessa forma, uma boa estabilidade em curvas e freadas. Em média, deve ser feito a cada 10 mil km. Apesar de ser quase unanime a recomendação desse procedimento, marcas como BMW, Renault e outros são contra. Por isso, o ideal é ver a orientação sobre rodízios no manual do seu carro.

02. Como saber a hora de trocar os pneus?

O tempo de “validade” certo varia de acordo com a marca, mas todos os pneus devem ter sulcos com, no mínimo, 1,6mm de profundidade. Quanto é isso? Ao redor do pneu, tem marcas que indicam quando o limite foi atingido, por isso ficará fácil saber quando acontecer.

03. O que fazer para o pneu durar mais?

  • Calibre toda semana e corretamente: o ideal é calibrar os pneus toda a semana e com os componentes “frios” (ou seja, antes da viagem). Se deixar de fazer isso, a vida útil pode reduzir em 45% e o consumo de combustível do carro pode aumentar em 4%, segundo dados da fabricante Continental.
  • Fazer rodízio do pneus: conforme orientação da fabricante – veja no item 1 deste post.
  • Evitar aceleradas e freadas bruscas: duas das principais atividades que fazem os pneus desgastarem-se precocemente.

Encontre: borracharias mais próximas de você

04. O que preciso saber para comprar pneus novos?  

  • Tamanho: é preciso saber qual o tamanho de fábrica dos pneus do seu carro (essa informação consta no manual do carro).
  • Classificação da velocidade: a classificação dos pneus em relação à velocidade deve ser compatível ao seu automóvel. Verifique no manual do carro quais são os ideias para você comprar.
  • Preço: de tempos em tempos, será preciso trocar os pneus, por isso reserve um valor para esse gasto. O ideal é fazer uma pesquisa de preço na sua região, pois os valores podem variar muito de uma loja para outra.
  • Tipos de pneus – existem algumas variações nos tipos de pneus, por isso fique atento e escolha o mais adequado para seu caso. O pneu de uso misto, por exemplo, é adequado para quem tem que dirigir em locais com terra e barro, porém não é tão eficiente no asfalto.

Saiba onde comprar: pneus novos e recauchutados

05. O que fazer se o pneu estourar?

  • Não freie bruscamente.
  • Mantenha o veículo em linha reta e reduza a velocidade.
  • Quando tiver domínio do veículo, sinalize para outros motoristas e, em seguida, saia com cuidado para o acostamento.

As novas tecnologias usadas pelas fabricantes vêm tornando raro o estouro de pneus e, além disso, uma boa manutenção, conforme as dicas no item 3, ajuda ainda mais a evitar esse problema!

Leia também: Dicas de mecânica básica

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *