Teatro para todos os gostos

Teatro para todos os gostos

Peças e musicais para agradar a gregos e troianos!

Uma das formas mais populares de entretenimentoespecialmente em São Paulo, o teatro teve seu Dia Internacional celebrado há um mês, em 27 de março. Entre os muitos motivos para comemorar, o principal é o crescimento do público e das casas espalhadas pela cidade.

Por isso, o GuiaMais.com lista aqui algumas curiosidades sobre o teatro, sugestões de peças e lugares!

Subo neste palco

O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 para homenagear a arte de representar em cima do palco. Não se tem registro de quando o teatro teve início. Mas acredita-se que desde os tempos primitivos, quando tudo ainda era feito de forma simples e precária; apenas uma reunião de pessoas representando histórias a uma pequena plateia em círculo.

Mas foi na Grécia que ele se popularizou de vez. Primeiro com a famosa tragédia grega, tendo como principais autores Sófocles, que criou “Édipo Rei”, uma das peças mais famosas e representadas até hoje; e Eurípedes, criador de “Medeia” e “As Bacantes”, dentre outras. Só mais tarde é que o gênero cômico deu as caras e conquistou seu espaço.

Abram as cortinas

Clássicos

Com tantas opções de casas e peças em cartaz, fica difícil escolher uma só para assistir! Alguns dos lugares que sempre têm boas sugestões: o Teatro Folha, dentro do Shopping Higienópolis, que no momento tem a comédia “100 Dicas para Arranjar Namorado”; o Tuca, teatro da PUC, atualmente em cartaz com “Adultérios”, peça bem conceituada que tem Fabio Assunção no elenco; o Teatro Sérgio Cardoso, com “Dona Flor e seus dois maridos”, de Jorge Amado; e o Teatro FAAP, no momento apresentando “Cruel”, com Reynaldo Gianecchini.

Outras peças de bastante sucesso na capital, já há um tempo em cartaz, são “Cada um com seus pobrema”, do Marcelo Médici, no Teatro Shopping Frei Caneca (ele também está em cartaz com outro texto na cidade, “Eu era tudo pra ela… e ela me deixou”, na FAAP); “Os monólogos da vagina”, comédia com viés feminino, no Teatro Brigadeiro; “Toc Toc”, comédia sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo, no Teatro Gazeta; “Terça Insana”, no Teatro Itália, no centro, e “Trair e coçar é só começar”, no Bibi Ferreira, peça que está há mais tempo em cartaz na cidade: 25 anos.

Musicais e stand up

Os musicais, que também têm ganhado cada vez mais fãs, estão ficando mais técnicos e com clima de superprodução. Três das peças mais badaladas atualmente são “A Família Addams”, no Teatro Abril, com Marisa Orth no papel de Mortícia; o emblemático “Hair”, no Teatro Shopping Frei Caneca; e “Tim Maia – Vale Tudo, o Musical”, no Procópio Ferreira, com Tiago Abravanel dando um show no papel do talentoso e polêmico cantor, em texto baseado em sua biografia, escrito por Nelson Motta.

Já quem prefere dar boas risadas e quer experimentar a novidade do stand up tem no Comedians Comedy Club, na Augusta.

Quem procura opções gratuitas também tem vez! Os centros culturais e unidades do SESC sempre têm programação atualizada com bons títulos com entrada gratuita ou preços populares.

Atrás das coxias

E, quem quer estudar melhor a arte de representar pode buscar aulas de teatro! As duas escolas mais conceituadas são: Teatro Escola Macunaíma e Teatro Escola Célia Helena. E mesmo quem não tem aspirações de ser ator ou atriz pode achar graça nas aulas: elas podem servir como uma ótima terapia e ajudar quem sofre com problemas de inibição e timidez, além de ser um programa divertido e estimulante.

Foi sucesso!

Um dos sucessos da Broadway que chegou ao teatro paulistano foi o clássico “O Rei Leão”. Cheio de detalhes, o elenco entregou um show de emocionar! Confira um pouquinho do musical:

E aí, se interessou pelo mundo dos palcos e representações ao vivo? Conta pra gente qual peça você já assistiu!

    Relacionados

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Newsletter