Floripa: uma cidade apaixonante

Floripa: uma cidade apaixonante

Aproveite o aniversário da cidade para saber mais sobre a ilha

Hoje, 23 de março, é aniversário da cidade de Florianópolis. A capital catarinense comemora 286 anos e tem muita história para contar! Começando por uma curiosidade: a cidade de Florianópolis não se restringe somente à ilha – ela tem também uma parte continental; apesar de cerca de 97% de seu território estar concentrado na Ilha de Santa Catarina.

Com 100 praias catalogadas em seus cerca de 430 km² de área, Floripa, como é carinhosamente conhecida, é detentora do título de capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) e tem uma legião de fãs espalhados pelo país (e pelo mundo!).

Vista Panorâmica

Principal cartão-postal da cidade, a ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 1926 para ligar a ilha ao continente. Maior ponte pênsil do Brasil, foi fechada para o tráfego por medidas de segurança, e posteriormente tombada como patrimônio histórico e artístico. Seu mirante, situado também próximo ao Parque da Luz, tem uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. No fim da tarde, dá para ver o sol se por na Baía Norte, uma vista de tirar o fôlego.

Ah, as praias…

Já as praias são uma atração à parte. Das mais badaladas às descoladas, tranquilas, selvagens ou familiares, tem opções para todos os gostos. Nas praias do leste, algumas sugestões são ir ao mirante da Lagoa da Conceição admirar a bela vista; fazer um passeio de barco até a Costa da Lagoa (os barcos saem da ponte da Lagoa); ver as dunas da Joaquina e explorar o centrinho comercial da Lagoa, recheado de lojas, cafés e restaurantes charmosos.

As praias do norte são algumas das maiores e mais badaladas! Jurerê Internacional, conhecida como a Beverly Hills de Floripa, tem bares movimentados e lounges com festas cheias de celebridades. Canasvieiras é extensa e ótima para banho de sol e de mar.

Para quem quer fugir um pouco da praia e gosta de explorar outros tipos de passeio, boas opções são visitar o vilarejo de Santo Antonio de Lisboa, distrito histórico com ruazinhas de pedra e lojas de artesanato; ver as inscrições rupestres no Costão do Santinho e conhecer a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que data de 1740.

Já nas praias do sul, um pouco mais selvagens, guardam belas surpresas. A Lagoa do Peri tem parque ecológico e trilhas para os aventureiros; a Praia do Campeche é o novo reduto dos surfistas; e a Praia da Armação do Pântano Sul, uma das mais bonitas da ilha, tem barcos que levam até a Ilha do Campeche, cercada de águas muito azuis e areia branquíssima.

Pontos turísticos

Na cidade, dois passeios imperdíveis são subir o Morro da Cruz para ter uma linda vista panorâmica da cidade e caminhar na Beiramar Norte, calçadão onde os locais aproveitam para se exercitar, passear com os cachorros e paquerar. Aproveite também para conhecer o centro histórico e o Mercado Central, lugar ideal para degustar frutos do mar, especialidade da ilha. Ostras e camarões são imperdíveis!

A centenária figueira da praça XV de novembro também é famosa pela boa sorte que atrai aos corações solitários: reza a lenda que três voltas em volta dela ajudam a encontrar um grande amor. Bom, talvez outro, porque um novo você acabou de achar: Florianópolis.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

    Relacionados

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Newsletter