Óleos essenciais: saiba tudo sobre!
Estão em cosméticos, medicamentos e até em alimentos: os óleos essenciais vêm conquistando a preferência de quem busca tratamentos alternativos e naturais.
Famosa na internet e nas redes sociais, há muitos estudos sobre a substância. Gerando amor e também contradições sobre sua real eficácia, entre os profissionais da área.
O que são óleos essenciais?
São substâncias líquidas extraídas de flores, folhas, frutos, sementes e raízes, as quais entram na corrente sanguínea por meio da inalação de seu aroma ou pela pele.
Os óleos essenciais são frequentemente utilizados na medicina alternativa, como o caso da aromaterapia, para o tratamento de infecções, acne, bronquite, cistite, resfriados e até mesmo para aliviar a ansiedade e o estresse.
Apesar de ser um produto natural, os óleos essenciais são extremamente complexos. Um frasco pequeno pode conter até 300 substâncias diferentes.
Por isso, seu uso deve ser feito com o acompanhamento de um médico. Os efeitos das substâncias no corpo são diferentes de pessoa para pessoa, afinal cada um possui um estado físico e emocional único.
Benefícios
Os benefícios dos óleos essenciais são muitos. No entanto, tudo depende de qual óleo você irá escolher.
Quais óleos usar?
Existem centenas de óleos com propriedades terapêuticas para fins medicinais.
Alecrim
Antisséptico, adstringente, antioxidante. Alivia dores musculares, melhora a digestão e apetite. Aumenta a energia.
Bergamoto
Antisséptico, anti-inflamatório, antidepressivo, antiviral e antibacteriano. Combate a diversos vírus, inclusive o da gripe, herpes e catapora.
Camomila
Anti-inflamatório e antisséptico. Auxilia na digestão e alivia gases. Ameniza o estresse, a insônia, e os sintomas da TPM e da menopausa.
Canela
Estimulante físico e emocional. Reduz dor de cabeça, aumenta concentração, reduz sonolência e irritabilidade.
Capim limão
Revigorante e analgésico. Combate o cansaço, a ansiedade, a depressão, além de aumentar a concentração.
Cedro
Auxilia no tratamento de infecções respiratórias e a diminuir congestão nasal. É um estimulante linfático e diurético.
Diferença entre óleos essenciais e óleos vegetais
Os óleos essenciais são mais concentrados. Seu processo de destilação pode ser à vapor, pressão da casca ou extração com uso de solventes.
Já existe alguns óleos na indústria farmacêutica, na composição de estimulantes, anti-flamatórios, calmantes e outros; na fabricação de cosméticos, como perfumes, óleos e essências; e na aromaterapia.
Aplicados na pele, os óleos essenciais atingem facilmente a corrente sanguínea, o que faz dele um medicamento de efeito rápido.
Já os óleos vegetais não evaporam e não são solúveis a álcool. Seu processo de extração é por meio de prensagem a frio de sementes de plantas oleaginosas.
E são usados para nutrição de pele e cabelos, por meio de hidratantes, shampoos, óleos de massagem etc.
Contraindicações
Os óleos essenciais não estão liberados para todos. Devem evitar o seu uso: grávidas, idosos, epiléticos, pessoas que fazem uso de muitos medicamentos e cardíacos.
O uso dessas substâncias não deve substituir uma terapia convencional sem antes consultar um médico. E lembrando que existe muitos estudos que contraindicam o uso. Por isso, seu uso deve ser com cautela.
Onde comprar
Você pode encontrar com indicação médica ou em estabelecimentos especializados.
Gostou da dica? Deixe sua mensagem nos comentários! Leia mais: Conheça os benefícios da Aromaterapia