Lanchinho do bem: saudável e gostoso
Um lanche saudável pode ser uma gostosa parada durante o dia
Com a correria do dia a dia, fica difícil manter uma alimentação equilibrada e longe petiscos pouco nutritivos. São tantos os compromissos que às vezes a gente até se esquece de comer, e acaba descontando depois em pratos riquíssimos em calorias e pobres em nutrientes.
Mas não é difícil contornar essa agenda e se alimentar corretamente. Você pode andar com lanchinhos saudáveis sempre à mão, muito úteis quando estamos no meio do trânsito ou em um lugar recheado de opções pouco atraentes para matar aquela fome fora de hora. Achou que seus tempos de lancheira estavam restritos à sua infância? Está na hora de rever seus conceitos!
Hora do lanche, que hora tão feliz!
O lanche é considerado uma refeição intermediária, que serve para manter a fome sob controle entre as refeições principais. Ele deve conter uma fonte de carboidratos, para fornecer energia; uma porção de laticínios (ou outra fonte de proteína); e uma fruta, responsável pela quantidade de vitaminas, fibras e minerais. Bebida durante as refeições não é aconselhável porque prejudica a absorção de nutrientes e a digestão – se for indispensável, fique com meio copo de água ou algum suco (que, neste caso, pode substituir a fruta).
Além da moderação (lanchinhos, como o próprio nome no diminutivo já entrega, têm de ter porções reduzidas), outro item importante é a variedade: escolher cada dia algo diferente ajuda a fugir da monotonia e a privilegiar diferentes grupos alimentares, uma estratégia importante para atender às necessidades nutricionais diárias.
Evite: biscoitos recheados, carboidratos feitos com farinha branca (prefira os integrais), salgados fritos e folhados, chocolates, leite/iogurte integral (desnatados contêm menos gordura) e barrinhas com grande quantidade de açúcar.
Algumas opções para ter sempre à mão:
– Pequeno sanduíche feito com pão integral e queijo branco (ou peito de peru), acompanhado de uma fruta de sua preferência.
– Biscoitos integrais, uma banana e meio copo de leite desnatado com canela.
– Um copo de iogurte desnatado, acompanhado de aveia em flocos e morangos picados.
– Salada de frutas com iogurte/leite desnatado e granola.
– Uma maçã, uma barrinha de cereal e um copo de suco de soja.
– Um mix de frutas secas e castanhas para acompanhar o iogurte.
– Uma vitamina caprichada feita com linhaça moída, um copo de leite desnatado e uma banana picada.
Faça em casa
E aí, gostou? Conta pra gente nos comentários!