Subindo pelas paredes: decoração e arte
Cansada da decoração de sempre, da casa com a mesma cara de todos os dias? Uma boa maneira para dar uma renovada no ambiente sem ter que comprar um monte de móveis novos, é mudar a parede. E não precisa nem investir em obras de arte de peso. É só ter disposição, criatividade e um pouco de orçamento sobrando. Não tem ideia de por onde começar? O GuiaMais.com te ajuda!
Papel de parede
O papel de parede, que teve seu auge em outros carnavais e tinha aquele ar de coisa velha e ultrapassada, foi totalmente renovado nos últimos tempos. Estampas modernas, cores animadas e motivos geométricos deram um ar contemporâneo e mais jovem para o artigo decorativo. A dica é colocar em apenas uma das paredes, caso seja muito marcante, para não deixar o ambiente cansativo. Tem como principais vantagens a rapidez e a facilidade de aplicação, ser antialérgico e antichamas. Tem diferentes acabamentos e alta durabilidade, e manutenção simples, geralmente feita apenas com um pano úmido.
Vestida para matar
Ver esta publicación en Instagram
Outra opção aos papéis de parede são os tecidos de parede. Este tipo de revestimento deixa o ambiente aconchegante, além de oferecer maior proteção acústica. Mas é melhor contratar alguém especializado para fazer a aplicação – isso faz toda a diferença no acabamento e resultado final, deixando a parede com um ar profissional e descolado.
Bem colado
Os adesivos de parede são uma alternativa cheia de estilo, capazes de dar maior personalidade a uma parede sem ser necessário cobri-la por inteiro. Feitos de vinil autoadesivo e com uma gama diversa de impressões; podem valorizar apenas um canto, transmitir uma ideia ou coordenar com outros móveis do cômodo. Têm como principal vantagem a aplicação fácil e o baixo custo. Sua durabilidade depende da manutenção, e um inconveniente é na hora de sua retirada, que pode deixar resquícios de cola na superfície.
Emoldurados
A utilização de fotos e quadros com ilustrações artísticas deixa o ambiente com ares contemporâneos e sofisticados, além de possibilitar escolher imagens que remetam aos gostos do morador e sua história de vida. A composição exige certo apuro estético e noções geométricas para gerenciar o espaço de forma harmônica. Mas nada que uma boa pesquisa de referências não ajude!