Direto do túnel do tempo
Os estilos retrô e vintage são sempre atuais quando o assunto é decoração. Ambos são referências ao passado por meio de objetos antigos, que, geralmente, foram sucessos dos anos 20 aos anos 60. Assim, os estilos trazem alegria, sofisticação e conforto à decoração quando contrastado com objetos modernos.
Por isso, trouxemos algumas dicas de como decorar sua casa no estilo antigo. Confira:
Entenda melhor
Vintage: É a decoração que contém objetos antigos, os quais podem ser uma herança ou de brechós, mercado de pulgas e feiras de antiguidades. Mas se for garimpar em brechós, é necessário ver se a peça se encontra em boas condições.
Retrô: É uma releitura de um objeto que era muito famoso em épocas antigas. Esses artigos têm como características serem modernos, mas com um modelo antigo. É o caso, por exemplo, das geladeiras coloridas dos anos 50 e 60 que as lojas voltaram a comercializar.
Decorando a casa
O segredo desse estilo é fugir do exagero para a casa não virar um museu e, ao mesmo tempo, incluir alguns itens que se destacam. Você pode, por exemplo, dar um toque vintage/retrô em qualquer canto da casa com mobílias antigas, um papel de parede, abajures bordados, louças, discos de vinil, relógios de parede e/ou rádios antigos.
Quartos
Os quartos com design antigo podem ser românticos, com cores pastéis, mesinhas laterais, poltronas com estofado floral e objetos trabalhados como porta-retratos e caixinhas – ideais para meninas e quartos de bebê. Ou podem ainda ser mais ousados, com o uso de discos de vinil ou pôsteres de bandas antigas na parede.
Cozinha
Numa cozinha retrô, não podem faltar os eletrodomésticos coloridos, cristaleira, relógio de parede e/ou cortinas estampadas. É um estilo marcante e com muita personalidade.
Sala
Alguns poucos objetos já criam um ambiente retrô na sala. Basta uma bela mesinha de centro e uma cadeira mais vistosa com estofado estampado para dar uma nova decoração ao ambiente.
Gostou das dicas? Então já deixa seu comentário!
Texto: Editora GuiaMais