Pets Como acalmar cachorro com medo de fogos de artifício
Como acalmar cachorro com medo de fogos de artifício

Como acalmar cachorro com medo de fogos de artifício

Soltar fogos de artifício é uma comemoração tradicional principalmente em datas festivas como Ano Novo, Natal e até em jogos de futebol. Apesar de para muitos representar uma celebração, para os cachorros é um pesadelo! Além do desconforto emocional, pode ocasionar fugas e acidentes mais graves para os pets. Os fogos podem causar tremedeira, choro, […]

Soltar fogos de artifício é uma comemoração tradicional principalmente em datas festivas como Ano Novo, Natal e até em jogos de futebol. Apesar de para muitos representar uma celebração, para os cachorros é um pesadelo! Além do desconforto emocional, pode ocasionar fugas e acidentes mais graves para os pets.

Os fogos podem causar tremedeira, choro, latido e agitação por conta do barulho e brilho das explosões. Se o cachorro não for acostumado com barulhos altos, o medo tende a ser maior ainda. Conheça algumas dicas muito importantes para aliviar o medo de fogos de artifício em cachorros:

Acostumar com barulhos

Para que o cão não sofra tanto com barulhos explosivos, uma dica valiosa é acostumá-lo com barulhos parecidos. Primeiro, coloque sons de fogos no ambiente em que ele está, com o volume bastante reduzido enquanto o distrai com brinquedos ou brincadeiras.

Caso ele não se abale com o barulho, aumente aos poucos e continue com a distração até notar que ele está familiarizado com o som.

Técnica da Faixa

O método da faixa dará mais segurança para o cãozinho e pode ser uma grande aliada na hora dos fogos. A técnica, conhecida também como Tellington Touch, consiste em fazer ataduras com um pano para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo do cachorro seja estimulada para diminuir a irritabilidade e o medo.

Distração

Uma das formas de ajudar seu pet a relaxar em momentos de medo, é mudar o foco para algo que ele goste. Deixe os brinquedos e comidas preferidos áa disposição, para distraí-lo e aliviar o estresse causado pelos fogos. As músicas também podem ajudar! Existem algumas playlists específicas para relaxamento de cachorros que serão muito úteis nesses momentos.

Aromaterapia

Você já ouviu falar de aromaterapia para pets? Assim como os humanos, os animais também podem se acalmam com algumas essências aromáticas. No caso dos cachorros, a mais efetiva é a essência de lavanda, que tem como princípio ativo o linalol, capaz de deixá-lo mais calmo. A essência deve ser usada nos ambientes em que o cão costuma ficar, como na caminha.

Local seguro

Para os cães, os barulhos altos provocados pelos fogos são ameaças, por isso ele irá procurar esconderijos e abrigos. Prepare um local tranquilo para abrigá-lo durante os fogos e bloqueie todas as portas e janelas para que ele não fuja. Colocar cobertores na janela pode ajudar a abafar o som dos fogos.

Use todas as dicas para que seu amigo se sinta tranquilo! Veja também: http://dicas.guiamais.com.br/pets/5-dicas-para-deixar-o-seu-cachorro-sozinho/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total