Gastronomia Receita de Tofu Mexido (opção vegana para o ovo mexido)
tofu mexido

Receita de Tofu Mexido (opção vegana para o ovo mexido)

Veja como fazer usando um ingrediente especial!

Este sal é preto/roxo, o que o faz ser lindo de ver e é riquíssimo em enxofre. Por isso tem gosto e cheiro de ovo. Isso mesmo, gosto de ovo!

Quando for comprá-lo, recomendo verificar se ele tem a mesma cor da foto abaixo, existem outros sais pretos naturais e artificiais que não tem essa mesma característica (um exemplo é o sal negro do Hawaii). Quando provei um cristal deste sal, foi muito… estranho.

tofu-mexido-com-torrada-chubby-veganBasicamente, parecia que eu estava comendo um pedaço de ovo bem salgado, minha mente não entendeu nada e deu um nó hahahaha

Normalmente as pessoas não gostam muito do cheiro/gosto de ovo mas, para usar em algumas receitas veganas, acho bem interessante. Principalmente, quando a ideia é tentar convencer uma pessoa que consome ovos que nossas opções são saborosas e bem próximas quando comparada com as “originais”.

Recomendo usá-lo em qualquer receita que você queira o sabor de ovo, especialmente grãomelete ou tofu mexido, como a de hoje! Esta receita ficou super gostosa e visualmente falando parece bastante ovo mexido.

Além de pedaços de tomate, também combina com: guacamole, fatias de avocado (abacate), pimenta e coentro. O pão que usei contém glúten. Caso você não possa consumir, basta usar um pão sem glúten ou tapioca.

As sementes de girassol tostadas dão um toque crocante, o sabor é super rico e intenso. Isso dá uma maior complexidade e textura para o prato. Com uma xícara de café bem forte, é perfeito para começar o dia!

 

Ingredientes:

– 01 colher (sopa) de semente de girassol

– 150g de tofu

– Pitada de cúrcuma

– Pimenta do reino moída na hora a gosto

– Sal negro do himalaia a gosto

– 01 colher (sopa) de azeite de oliva + para finalizar

– 01 fatia de pão (usei integral)

– Tomate, avocado, pimenta, coentro.. Ou o que você quiser

para acompanhar (opcional)

– Salsinha para finalizar (opcional)

– Linhaça dourada para finalizar (opcional)

 

Modo de preparo:

01. Esquente bem uma sautese antiaderente e toste as sementes de girassol, até que elas fiquem infladas, douradas e cheirosas. Reserve.

02. Com um garfo amasse bem o tofu e tempere com sal, cúrcuma, pimenta do reino e o que mais você quiser (ervas sempre são bem vindas). Acrescente a semente de girassol e misture. Prove para ver se o tempero está correto.

03. Esquente o azeite na mesma sautese que você tostou as sementes e adicione o tofu. Vá cozinhando e mexendo bem. Estará pronto quando o tofu ficar amarelo intenso. Reserve.

04. Toste a fatia de pão, dos dois lados na sautese, até ficar crocante.

 

Rendimento: 01 porção.

Gostou das dicas? Acesse o Chubby Vegan: http://chubbyvegan.net/blog/
CHUBBY VEGAN
CHUBBY VEGAN
Nathalia é quem está por trás do Chubby Vegan. Formada em gastronomia e técnica em nutrição, é apaixonada pela confeitaria vegana e vem dedicando sua vida para melhorar e aperfeiçoar as técnicas dessa deliciosa cozinha!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total