Casa e construção Como fazer horta orgânica em casa
Como fazer horta orgânica em casa

Como fazer horta orgânica em casa

Ter uma horta orgânica em casa traz inúmeros benefícios para a saúde, já que você pode cultivar alimentos fresquinhos e livres de agrotóxicos. Confira!

Ter uma horta em casa traz inúmeros benefícios para a saúde, já que você pode cultivar alimentos fresquinhos e livres de agrotóxicos. Além disso você vai economizar no mercado e na feira e deixar a casa mais verde e acolhedora.

Dedicando o cuidado necessário e seguindo as dicas, a sua horta caseira será fácil de implementar e manter. Confira!

Escolha do local

Se sua casa não tiver um quintal para plantar diretamente na terra, os vasos, floreiras e jardineiras verticais são ótimas opções de cultivo. A horta pode ser feita tanto em ambientes espaçosos quanto pequenos, o importante é não faltar luz e sol!

O que plantar

Há diversas opções de hortaliças, frutas e plantas e na hora de escolher deve ser levado em consideração, principalmente, o espaço disponível e a incidência de sol.

Confira a seguir ótimas opções que desenvolvem bem em vasos e são indicadas para quem está começando:

Alecrim

O alecrim não demanda muitos cuidados, se adapta facilmente e pode ser regado a cada 3 dias. A colheita acontece aproximadamente a cada 3 meses.

Manjericão

O manjericão precisa de bastante exposição solar e água para crescer, cresce em diversos tipos de solo. É preciso regar diariamente e a colheita de suas folhas poderá ser feita a partir de 2 meses.

Alface

O alface é uma das hortaliças mais comuns em hortas caseiras. Para cultivar alface na sua casa, é preciso que tenha bastante sol (de 3 a 5 horas diárias) e pelo menos 15cm de profundidade de terra. Regue a cada 2 dias.

Tomate

O tomate deve ser plantado em um ambiente arejado e com sol (cerca de 4 horas de exposição diária). Precisa de 40 centímetros de solo para crescer saudável e algum apoio, como uma estaca para que ele fique firme.

Rega e exposição ao sol são os itens mais importantes para o desenvolvimento do seu plantio, mas eles não são os únicos. Confira duas dicas essenciais para a saúde das suas plantas:

Use adubo

É recomendado que utilizar o adubo orgânico, já que fortalece as plantas, repõem os nutrientes do solo e não é prejudicial a saúde. O preparo é bem simples, já que consiste em aproveitar restos de alimentos que iriam para o lixo.

Casca de banana, casca de ovo e borra de café são boas opções de adubo natural.

Intercale culturas

Intercalar os plantios é uma técnica muito utilizada na jardinagem para repor os nutrientes do solo. Busque cultivos compatíveis e intercale para manter sua horta saudável. Alface-rúcula e cebola-manjericão são exemplos de cultivos ideais para intercalar.

Gostou das dicas? Encontre sementes, vasos e produtos para jardinagem no GuiaMais.com!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total