Carros Medo de dirigir: 4 dicas para superá-lo
mulher com as mãos no rosto, medo de dirigir, carro,

Medo de dirigir: 4 dicas para superá-lo

Confira algumas regras simples para deixar de lado a insegurança

Você não está sozinho. O medo de dirigir é algo mais normal do que se imagina e afeta o dia a dia de milhares de pessoas.

As principais causas para a fobia ao volante são a ansiedade, a insegurança causada pela sensação de liberdade e traumas causados por acidentes de trânsito.

Como perder o medo de dirigir?

Treino, treino e treino. Com a ajuda de profissional e dedicação, você vai se sentir mais seguro e deixar o medo para bem longe.

Para isso, existem autoescolas com aulas especializadas para pessoas com medo de dirigir, o que pode ajudar a deixar a insegurança de lado.

Agora, se a causa da fobia for devido a um trauma, o acompanhamento de psicólogo é essencial.

4 dicas simples para superar o medo de dirigir

01 – Pratique

Como falado acima, o treino é o melhor remédio para dirigir com mais segurança.

Comece sem pressa. Vá indo com calma e avançando aos poucos. Primeiro tire o carro da garagem. Depois dê apenas uma volta no quarteirão, e assim por diante.

02 – Faça exercícios

Comece a dirigir em ruas calmas e sem muito movimento. Porém, faça exercícios como trocar de marcha, acelerar, ultrapassar e outras ações comuns no trânsito.

03 – Supere obstáculos

Aos poucos, inclua nos seus trajetos alguns “obstáculos”, como uma parada na padaria ou em algum outro lugar que costuma ir.

04 – Selecione suas caronas

Dirija ao lado de quem faça você se sentir confortável e te apoie. Muitas vezes, são as pessoas em volta que aumentam o medo de dirigir do motorista iniciante.

Se for necessário, troque de autoescola ou peça para outra pessoa estar ao lado nos treinos com o volante.

O que achou das dicas? Deixe sua mensagem nos comentários!

Leia também: 6 coisas que você precisa saber sobre mecânica básica

Comentários (5)

  1. meu marido me ensinou a dirigir e hoje dirijo para todo lado, e eles ensinou nossas 2 filhas e elas sao otimas motoristas. ele e um fofo

  2. tem que ter carteira de habilitação,ou vocês ensina sem ter carteira.tenho muita vontade de dirigir,mas tenho medo,ja tentei de carro mas não consegui.como podem me ajudar?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total