Medo de dirigir: 4 dicas para superá-lo

Medo de dirigir: 4 dicas para superá-lo

Você não está sozinho. O medo de dirigir é algo mais normal do que se imagina e afeta o dia a dia de milhares de pessoas.

As principais causas para a fobia ao volante são a ansiedade, a insegurança causada pela sensação de liberdade e traumas causados por acidentes de trânsito. Porém, há algumas coisas que podemos fazer para conseguir assumir o controle e deixar esse medo de lado.

Como perder o medo de dirigir?

Treino, treino e treino. Com a ajuda de profissional e dedicação, você vai se sentir mais seguro e deixar o medo para bem longe.

Para isso, existem autoescolas com aulas especializadas para pessoas com medo de dirigir, o que pode ajudar a deixar a insegurança de lado.

Agora, se a causa da fobia for devido a um trauma, o acompanhamento de psicólogo é essencial.

4 dicas simples para superar o medo de dirigir:

01. Pratique

Como falado acima, o treino é o melhor remédio para dirigir com mais segurança.

Comece sem pressa. Vá indo com calma e avançando aos poucos. Primeiro tire o carro da garagem. Depois dê apenas uma volta no quarteirão, e assim por diante.

02. Faça exercícios

Comece a dirigir em ruas calmas e sem muito movimento. Porém, faça exercícios como trocar de marcha, acelerar, ultrapassar e outras ações comuns no trânsito.

03. Supere obstáculos

Aos poucos, inclua nos seus trajetos alguns “obstáculos”, como uma parada na padaria ou em algum outro lugar que costuma ir. Escolher horários mais calmos pode ser a chave para superar esses obstáculos.

04. Selecione suas caronas

Dirija ao lado de quem faça você se sentir confortável e te apoie. Muitas vezes, são as pessoas em volta que aumentam o medo de dirigir do motorista iniciante.

Se for necessário, troque de autoescola ou peça para outra pessoa estar ao lado nos treinos com o volante.

O que achou das dicas? Deixe sua mensagem nos comentários!

Leia também: Dicas para manutenção do carro antes de viajar

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *