Grávida e linda: cuidados na gestação
Cuidados para as grávidas ficarem ainda mais radiantes
Na fase em que a mulher está mais radiante, a gravidez pede cuidados com a saúde e a estética; para não prejudicar a formação do bebê e a gestante só tirar o melhor proveito desta fase.
Durante o verão, as gestantes podem sofrer ainda mais com dores nas colunas e inchaços, devido às altas temperaturas. Por isso, separamos aqui alguns cuidados que podem ajudar as grávidas nesse momento!
Atividade física
Os exercícios físicos são importantes durante a gestação porque fortalecem o corpo, melhoram a circulação e facilitam o trabalho de parto. As restrições se aplicam a mulheres com problemas de saúde (como diabetes, hipertensão e anemia), que devem ter acompanhamento específico.
As melhores atividades são hidroginástica, natação e bicicleta ergométrica. Exercícios de alto impacto devem ser evitados, porque as articulações ficam mais frágeis. Ioga e alongamento também são muito bem-vindos.
Consulte seu médico de confiança para tirar as principais dúvidas. O fato de você já praticar ou não alguma atividade física altera as recomendações nesta fase, então o melhor a fazer é conversar com um médico que esteja familiarizado com seu histórico e que possa sugerir os melhores exercícios.
Cuidados extras
A fisioterapia pode ajudar quem tem problemas na coluna e dores nas costas, além de facilitar o parto e garantir maior bem-estar à gestante, que aprende a reeducar sua postura e toma maior consciência do corpo e de suas novas proporções.
A acupuntura também é pode obter bons resultados para dores no geral, desconfortos e problemas como ansiedade, mas procure indicação médica antes.
Alimentação
As futuras mamães também têm de ter atenção extra com a alimentação. É bom ter cuidado com aquela máxima de “agora estou comendo por dois”, porque a dieta alimentar da gestante tem que incluir todos os nutrientes para as possíveis carências da grávida e do bebê.
Cereais integrais, proteínas magras, frutas, leguminosas e hortaliças não podem faltar no prato. Além disso, se alimentar a cada três horas ajuda a controlar a ansiedade, além de evitar picos de fome. Consulte seu médico para ver se há a necessidade de vitaminas complementares.
Estética
Devido às grandes variações hormonais nesta fase, as grávidas percebem alterações na pele, no corpo e nos cabelos. Mas não é toda intervenção que pode ser feita! Esfoliações leves ajudam a ativar a circulação, a tratar as manchas típicas da gravidez e promovem a renovação celular, ajudando na absorção dos cremes prescritos.
A depilação pode, mas o laser não é bom porque pode agravar manchas. A principal recomendação é sempre buscar produtos neutros e pouco abrasivos, que atuem de forma delicada e pouco invasiva. Hidratação é fundamental para evitar estrias e ajudar na elasticidade da pele, e protetor solar é imprescindível durante os nove meses.
E aí, gostou das dicas? Então já deixa seu comentário!