As surpresas de Cuiabá
No próximo domingo, dia 8 de abril, é aniversário da cidade de Cuiabá. Completando 293 anos de vida, a capital do estado de Mato Grosso tem muita história para contar! A começar pela próxima Copa do Mundo, que será no Brasil em 2014!A cidade é uma das 12 sedes, representando o Pantanal.
Com paisagens naturais bem diversificadas, Cuiabá é bastante frequentada por empresários do ramo de agronegócios. Porta de entrada para o famoso Pantanal e a Chapada dos Guimarães, a capital é um município antigo com um patrimônio histórico relevante. Porém, a arquitetura, tipicamente colonial, teve intervenções com o crescimento demográfico e econômico no século passado. O que levou à demolição de vários prédios importantes, incluindo a Igreja Matriz.
A preservação do patrimônio arquitetônico e paisagístico da cidade só entrou em pauta nos anos 1980, com o tombamento do centro histórico e restauração de alguns prédios, como as Igrejas do Rosário e São Benedito. Também possui um dos climas mais quentes do país, que facilmente atinge os 40 graus. Por isso, roupas leves e muita hidratação fazem parte do pacote!
Natureza exuberante
A capital mato-grossense é o “Portal da Amazônia”. A partir da baixada cuiabana é onde começa a se formar o Pantanal, irrigado pelos principais rios da região. Considerada pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, seu bioma é constituído principalmente pela savana, alagada em sua maior parte. O número reduzido de montanhas da região facilita o alagamento, responsável pelas belas paisagens do local.
Apesar de o nome ser referência ao pântano, há poucas áreas pantanosas na região pantaneira. O clima é quente úmido e, entre as referências mais marcantes da região, encontram-se o urucum, muito presente na culinária; os jacarés e as piranhas, ambos presentes na comida dos cuiabanos. E não se esqueça de tomar a vacina contra febre amarela antes de embarcar!
Artesanato e gastronomia típicos
A culinária típica da região é rica em sabores e texturas, especialmente voltada para peixes. Entre os destaques estão mojica de pintado (ensopado à base de mandioca) e costela de pacu frita, sempre acompanhados de pirão e farofa de banana. Para a sobremesa, furundu – doce de mamão verde feito com rapadura e canela, típico do Centro-Oeste. Uma boa pedida é o restaurante Regionalíssimo, com pratos típicos da região e gostinho de comida caseira.
O artesanato da região tem diversas influências. A Casa do Artesão reúne trabalhos em um casarão de 1910, dividido em salas por temáticas (como cerâmica, tecelagem, licores caseiros e artefatos indígenas).
Vida cultural
Para quem gosta de aprofundar os conhecimentos sobre seus destinos de viagem visitando museus e prédios históricos, Cuiabá também tem muito a oferecer! Entre os principais passeios da região estão a Igreja do Bom Despacho (conhecida como a “Notre Dame cuiabana”, devido ao seu estilo gótico, considerada a mais bonita da cidade), o Museu da Imagem e do Som (criado com o objetivo de preservar a memória mato-grossense) e o Museu Rondon (com foco na cultura indígena, tem mais de mil peças em seu acervo).
Gostou de saber? Conta pra gente nos comentários!