Volta às aulas 2014: dicas do Procon

Volta às aulas 2014: dicas do Procon

O período de correria às papelarias já começou. É a temporada de compra de materiais escolares, livros didáticos, mochilas, lancheiras, entre tantos outros itens. O preço de alguns produtos pode variar até 550% de uma loja para outra, segundo a pesquisa da fundação Procon-SP. Especialistas dizem que os pais devem verificar o que é realmente preciso na hora da compra. Evitando itens supérfluos, é possível se manter dentro do orçamento apertado.

Além disso, é preciso observar as características e marcas que melhor atendem às reais necessidades. E, assim, ponderar os desejos dos filhos pelos artigos que estão na moda, fator que pode encarecer mais esses produtos. É necessário paciência e persistência para reduzir ao máximo o valor final da conta.

Veja a seguir algumas dicas do Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) para que a volta às aulas não vire um tormento:

  • Evite comprar materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque, geralmente, seus preços são mais elevados;
  • Faça uma pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos;
  • Antes de sair às compras, verifique quais os itens que restaram do período letivo anterior e avalie a possibilidade de reaproveitá-los;
  • Algumas lojas conferem descontos para compras em grandes quantidades. Por isso, sempre que possível, reúna um grupo de consumidores e discuta sobre essa possibilidade com os estabelecimentos.

Pois é, nessa época do ano, as contas não param de chegar. Mas, fazendo um planejamento das compras e controlando os gastos, é possível encaixar tudo dentro do orçamento. Agora, é só pesquisar e aproveitar todos os descontos possíveis! Ah, e não deixe para comprar muito próximo da data, pois os itens podem encarecer ainda mais.

E aí, gostou? Então já deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter