Moda e Beleza Como fazer Tie Dye em casa com tinta para tecido
Como fazer tie dye em casa com tinta para tecido

Como fazer Tie Dye em casa com tinta para tecido

Além de estilosa, a estampa tie dye dá um ar descolado e torna qualquer look mais interessante. Quer aprender? Confira o passo a passo:

Para quem ainda não conhece, o tie dye é uma técnica de tingimento de tecidos que se popularizou no movimento hippie nos anos 60 e permanece tendência até hoje! Além de estilosa, a estampa tie dye dá um ar descolado e torna qualquer look mais interessante.

Consiste basicamente em amarrar os tecidos e tingi-los, assim, quando desamarrados criam estampas bem diferentes. Pode ser feito em qualquer tipo de tecido, mas funciona melhor em lisos de algodão.

O mais legal é que você pode fazer em casa! Quer aprender a deixar qualquer peça mais estilosa com o tie dye? Confira o passo a passo:

Materiais:

  • Tecido de algodão
  • Tinta para tecidos
  • Elásticos ou barbantes

1 – Lavar

Com o tecido limpo, molhe completamente com água e torça. Para aumentar a fixação, borrife álcool.

 

2 – Amarrar

Essa etapa é muito importante, já que dará o desenho da estampa. Existem várias formas de amarração, cada uma resulta em um desenho diferente. Escolha a sua preferida:

 

Espiral

Para conseguir o efeito espiral, estique o tecido, coloque o dedo no meio e gire o tecido em espiral. Depois, amarre com elásticos, dividindo a peça em partes, como uma pizza.

Como fazer tie dye em casa com tinta para tecido
Como fazer tie dye em casa com tinta para tecido

Listrado

Para conseguir o tie dye listrado é bem simples: amarre os barbantes na horizontal ou vertical, com o espaçamento que desejar. As partes com barbante ficarão na cor original.

Como fazer tie dye em casa com tinta para tecido
Como fazer tie dye em casa com tinta para tecido

Abstrato

Se você quer algo bem diferente e personalizado, use a técnica abstrata! Basta amarrar os barbantes como e quantas vezes quiser. Cada peça fica com um desenho único e é muito fácil de fazer.

Como fazer tie dye em casa com tinta para tecido

 

3 – Tingir

Dilua as tintas para tecido em água. Use um recipiente para poder borrifa-las, na ordem que você quer que apareçam.

 

4 – Fixar

Para que fixar as cores na roupa, deixe secar por 48h em um ambiente arejado. Depois de seca, corte os barbantes ou retire os elásticos. Nas primeiras lavagens, além de lavar separadamente, é recomendado dissolver sal na água para evitar que desbote.

 

Dica: Se você quer ter uma roupa tie dye, mas não tem nenhuma peça branca ou clara para tingir, não tem problema! A tinta de tecidos não funcionar bem em tecidos escuros, então substitua a tinta por água sanitária. Fica lindo!

 

Agora é só usar a criatividade e para montar looks estilosos com sua nova criação! ;)

Qual é o seu estilo de estampa favorito? Deixe nos comentários.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total