Gastronomia Comida de grego
moussaka grega com carne e queijo

Comida de grego

Um mosaico de sabores: a cozinha Mediterrânea é uma das mais perfumadas e saborosas do mundo

Saiba mais sobre a deliciosa cozinha mediterrânea

A comida grega é conhecida mundialmente por ser extremamente saudável – mas nem por isso insossa, servida em poucas quantidades ou sem graça. Os gregos gostam de comer bem e sempre acreditaram que a alimentação era o melhor jeito de se manter a saúde. Por isso, desenvolveram uma gastronomia farta, colorida e diversificada; além de rica em nutrientes importantes para a saúde e extremamente saborosa.

Sua posição geográfica estratégica, junto ao Mar Mediterrâneo, garante um clima propício para o nascimento de uma cozinha baseada em ingredientes frescos e abundantes. A culinária mediterrânea tem como base principal peixes e frutos do mar, azeite de oliva e vinho. As gorduras boas e os polifenóis da uva são poderosos antioxidantes e garantem a saúde em dia e o coração bem cuidado. Mas não são somente os alimentos que fazem bem: os gregos também apreciam todo o ritual da alimentação, e acreditavam que compartilhar os prazeres da mesa em refeições prolongadas era um ritual importante para a saúde, tornando tudo ainda mais prazeroso.

Frutas, hortaliças, vegetais e cereais integrais são acompanhamentos indispensáveis. Além de deixarem tudo mais colorido e apetitoso, enriquecem a quantidade de vitaminas e o sabor dos pratos. O clima mediterrâneo também favorece o cultivo dos ingredientes, que mantêm seu frescor. E as ervas, tais como orégano, alecrim e manjericão (também frescos) também têm papel importante na preparação, garantindo um toque extra de sabor e perfume. O tomilho é uma das ervas gregas mais tradicionais, mencionado até na “Odisséia”, de Homero.

Passeio de grego

Mas não é preciso ir até as ilhas gregas para provar todas essas delícias! São Paulo tem uma grande oferta de restaurantes que oferecem os pratos mais famosos, trazendo o sabor da culinária mediterrânea aqui para a cidade.

As principais especialidades são: salada grega (uma mistura refrescante e equilibrada de tomate, cebola, pepino, azeitona negra e queijo feta, temperados com azeite de oliva, pimenta e orégano), moussaka (uma espécie de lasanha, feita com berinjela, carne moída e tomate), e as carnes de cordeiro e de porco. O iogurte grego também é bastante popular: muito mais denso que o nosso tradicional, é muito utilizado como base em diversos pratos, tais como molhos para saladas e sobremesas, com mel e frutas secas, por ter a consistência similar à do sorvete.

Escolha o restaurante que mais lhe agrada e bom apetite!

Comentários (2)

  1. Matéria muito bem escrita. Deu água na boca…rs
    Curto muito comida grega e sempre que há uma oportunidade, conheço um novo lugar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe grátis o aplicativo na App Store
Assinar newsletter
total