Casa e construção Aprenda a organizar a casa com o método KonMarie
Aprenda a organizar a casa com o método KonMarie

Aprenda a organizar a casa com o método KonMarie

Você já ouviu falar do método Marie Kondo? Também conhecido como KonMari, a técnica vai te ajudar a organizar a casa de um jeito novo, mais efetivo e prático.

Estar com a casa arrumada faz toda a diferença, além de deixar o ambiente mais bonito, contribui pro bem-estar físico e mental. Se você está buscando um jeito eficiente de organização, conheça o método KonMarie!

Marie Kondo, especialista em organização a autora do best seller A Mágica da Arrumação, desenvolveu uma técnica incrível para te ajudar a colocar a casa em ordem. O sistema da personal organizer se tornou super famoso e ganhou até uma série na Netflix.

Aprenda a aplicar a técnica Marie Kondo na sua casa, em 4 passos:

1 – Idealize sua casa organizada

Para começar, você precisa idealizar a casa dos sonhos. Imagine tudo arrumado, com os objetos nos lugares certos e foque no que você pensou. Pode parecer bobo, mas essa etapa será essencial para nao te deixar desistir no meio do caminho e tornar o processo mais rápido.

Se comprometa a arrumar tudo de uma vez ou fazer o máximo, caso não possa terminar no mesmo dia.

2 – Divida em categorias

No método KonMarie, você deve começar a arrumação por categorias e não por cômodos.
Comece pelas mais fáceis, como por exemplo papéis, livros ou roupas. Quando tiver muitos itens em uma, divida em subcategorias.

A ordem recomendada é a seguinte:

  • Roupas
  • Livros
  • Papéis
  • Itens diversos
  • Itens de valor sentimental

3 – Descarte

Segure o objeto e pergunte a si mesmo se ele lhe traz alegria ou indiferença, use esse critério para escolher o que fica e o que será doado, ou descartado.

Segundo Marie, só devemos guardar o que nos traz um sentimento bom. Se você estiver com dificuldade de decidir sobre um objeto sentir indiferença, se desfaça.

Caso decida descartar, antes, agradeça a ele. Isso evitará aquele sentimento de culpa depois.

4 – Organize

Agora que já descartou bastante coisa, ficará mais fácil para organizar. Uma das categorias que mais dão trabalho são as roupas. Marie Kondo ensina que o melhor é guardá-las na vertical e não na horizontal, como normalmente fazemos.

Já para as bolsas, o correto é guardar uma dentro da outra para economizar espaço e Marie sugere que você esvazie sua bolsa todos os dias, para evitar o esquecimento de itens importantes.

Quer mais dicas de organização? Acesse o canal de Marie Kondo no youtube. Lá, ela ensina formas de organizar roupas, acessórios e muito mais.

Já colocou esse método de arrumação em prática? Conte nos comentários sua experiência!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total