Bem-estar Troca a pilha!

Troca a pilha!

Energize-se! E mande o desânimo embora

Dicas para energizar e vencer a preguiça de inverno

Tempo frio, chuva, cama quentinha… Tudo parece desculpa para ficar mais tempo debaixo das cobertas e deixar a preguiça vencer. Está difícil superar o cansaço e ter mais vigor para as tarefas cotidianas? A boa notícia é que pequenas mudanças de hábitos na sua rotina já são capazes de fazer o dia render mais e dar aquela forcinha extra na disposição. O GuiaMais.com lista aqui cinco dicas para energizar seu dia:

1) Organize-se: seja realista com o que você pode cumprir no seu dia – diminuindo as expectativas, você diminui também as frustrações. Esta medida ajuda também a desacelerar (já que há menos itens na lista de afazeres, eles podem ser feitos com mais tempo e paciência) e fazem com o que o dia renda mais.

2) Alimente-se regularmente para manter o metabolismo trabalhando (o ideal é a cada três horas, em média) e use e abuse de alimentos que dão mais disposição e energia: alimentos integrais, que têm absorção gradativa pelo organismo (ao invés dos que utilizam farinha branca e são assimilados imediatamente); frutas cítricas (ricas em vitamina C e com alto poder antioxidante); banana e pêra (ricas em potássio, vitaminas, minerais e fibras); verduras verde-escuro, como espinafre, brócolis e couve (contêm alta concentração de cálcio e vitaminas A, D e E, que dão energia); pequenas doses de chá verde e café fracionadas ao longo do dia (a cafeína ajuda a manter a disposição); e alimentos de cor arroxeada, como açaí, romã, berinjela e beterraba (são antioxidantes e fornecem altas doses de energia).

3) Faça exercícios: exercitar-se melhora a captação, o transporte e a utilização do oxigênio no organismo, ajudando o corpo a convertê-lo em energia. A endorfina (hormônio liberado durante a prática de exercícios) também produz bem estar e faz o sangue circular mais intensamente, dando energia para o dia todo. E nem precisam ser práticas intensas, como luta ou corrida: mesmo exercícios de baixa intensidade, como caminhada ou bicicleta, quando feitos por 30 minutos já aumentam os níveis de energia em até 20%. O importante é não ficar parado!

4) Aproveite uma boa pausa ao longo do dia: respirar de forma demorada, uma ida a um parque próximo para uma volta, ler um livro, fazer tricô ou jardinagem… Atividades prazerosas são estimulantes e ajudam a atenuar o estresse; além de funcionarem como meditação, ajudando o cérebro a relaxar e renovando a mente para o próximo turno.

5) Dormir bem ajuda o corpo a descansar após um dia cansativo e a se regenerar para a manhã seguinte. E abaixo o desperdício de energia: evite trocar o dia pela noite (desregula o “relógio interno” do organismo) e comer em excesso ou muito pouco; práticas que fazem o corpo gastar energia em demasia para manter o equilíbrio das funções.

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