Bem-estar Depois de 9 meses

Depois de 9 meses

Tire suas dúvidas sobre amamentação!

Depois de nove meses de espera, ansiedade e preparativos, chega a grande hora : o bebê está prestes a chegar! Nesse momento, o corpo da mulher se prepara para a amamentação e garante alimento para o recém-nascido. A atividade é tão importante para a vida dos bebês que neste mês (agosto) aconteceu o Dia Mundial da Amamentação, justamente para relembrar e conscientizar famílias sobre os benefícios do leite materno.

Apesar de ser algo natural e importantíssima para a vida humana, a amamentação ainda é vista como um desafio para a maioria das mulheres e isso acontece muitas vezes por mitos enraizados na cultura popular. Para tentar sanar algumas dúvidas, o Guia Mais preparou 7 dicas que desvendam mitos e verdades. Confira:

01.   Amamentar cria vínculos

Durante a amamentação o cérebro libera maior quantidade do hormônio do amor, a oxitocina, essa dose extra colabora para aproximação entre mães e bebês.

02.   Tempo de Amamentação

Segundo a Academia Americana de Pediatria, deve-se amamentar seu filhinho até o seu sexto mês de vida. A partir desta data, pode-se introduzir alimentos na dieta do recém-nascido, como frutas e papinhas.

03.   Tempo entre as amamentações

Pela a mesma instituição, recomenda-se a amamentação de 8 a 12 vezes por dia, devendo durar de 20 a 30 minutos cada. É comum os bebês adormecerem durante a amada, por isso não se preocupe!

04.   Leite fraco: existe?

Que fique claro: Não existe leite fraco. Se você apresentou um leite bem clarinho ou até mesmo transparente, não se preocupe. O leite inicial pode ter essa característica e é importante para o bebê, pois possui imunoglobulina, substância que fortalece o sistema de defesa do recém-nascido.

05.   Posição ideal

O mais importante é deixar o bebê de frente ou de lado; a mãe pode estar deitada ou sentada e o bebê deve abocanhar a maior parte da auréola (parte escura dos seios), nunca somente o bico. A boca e o nariz do recém-nascido devem tocar a mama, e o os lábios dele devem estar voltados para fora.

06.   Sol para evitar rachaduras

Tomar sol diariamente evita rachaduras no seio. Mas, deve-se tomar alguns cuidados, a exposição deve ser entre 10 a 15 minutos, antes das 10h e após às 17h.

07.   Banhos quentes

Cuidados com os banhos quentes. É mito que a água quente ajuda a aliviar o inchaço dos seios, isso apenas estimula a saída de leite no momento, mas depois os seios voltam a inchar sem controle. Além disso,  o banho quente poder causar queimaduras, uma vez que a pele perde um pouco da sensibilidade. A melhor forma para aliviar o desconforto é ofertar a mama em livre demanda para o bebê e realizar massagens e retirada do leite.

 

Texto: Editora GuiaMais

Encontre artigos para bebê no Ofertas GuiaMais!
Os melhores preços e marcas estão aqui!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total