GuiaMais
 Bagagem de avião: regras e dicas

Bagagem de avião: regras e dicas

Algumas regras simples se não compridas podem gerar grandes dores de cabeça numa viagem de avião. As principais delas são referentes à bagagem. Respeitar as regras de transporte de bagagem é fundamental para evitar possíveis problemas inesperados.  Confira abaixo as principais dúvidas de passageiros de primeira viagem e até dos mais experientes:

Bagagem de mão

A bagagem de mão é aquela que estará com você durante todo o trajeto. Ela deve caber embaixo do banco ou nos compartimentos acima.

Dimensões exigidas: 5 KG (no máximo) e 115cm (comprimento + largura + altura).

Use a bagagem de mão para levar itens básicos e de valor. Sugestões: remédios, celulares, máquinas fotográficas, laptops, documentos, joias e uma peça de roupa (caso a bagagem seja extraviada, será útil).

Excesso de bagagem: Se o peso ultrapassar ao limite estabelecido, a bagagem será despachada.

Bagagem para despachar

É a bagagem que você vai guardar itens maiores, que você pode dividir em uma ou mais malas. As regras mudam entre voos nacionais e internacionais. Veja:

Nacionais – Peso total de 23kg dividido em uma ou mais malas. Dimensões variam de acordo com a empresa aérea.

Internacionais – Duas malas com no máximo 32kg cada. A soma das dimensões (comprimento + largura + altura) não pode ultrapassar 158cm.

Excesso de bagagem: você terá que pagar taxas de excesso de bagagem. Os valores são altos, por isso fique atento ao peso e leve apenas o necessário.

Dicas importantes: utilize etiquetas com seu nome e contato; utilize etiquetas coloridas, lenços ou qualquer coisa que identifique sua mala rapidamente para evitar que outro passageiro a pegue por engano; guarde o comprovante de despacho, isso será importante caso sua bagagem seja extraviada.

Em caso de extravio

Se não encontrar suas malas, avise imediatamente a companhia aérea (a empresa é responsável pela bagagem no momento em que despachada até a entrega ao dono).

Se os seus pertences não forem encontrados, a empresa terá que o indenizar. Para voos nacionais, o prazo da empresa para encontrar a bagagem é de 30 dias e, internacionais, é de 21 dias.

Para encontrar a mala certa para sua viagem, faça uma busca no GuiaMais por malas e artigos de viagem.

Leia mais: Compras no Exterior

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter