5 benefícios da massagem no pós-operatório

5 benefícios da massagem no pós-operatório

A recuperação de um procedimento cirúrgico exige cuidados específicos para que o paciente tenha uma recuperação tranquila e possa retomar suas atividades diárias o mais rápido possível. Assim, a massagem terapêutica surge como uma importante aliada, trazendo diversos benefícios para o corpo e mente do paciente. Mas como a massagem pode auxiliar no pós-cirúrgico?

1. Diminuição da retenção de líquidos

A massagem facilita a drenagem linfática, promovendo a rápida eliminação de impurezas acumuladas no corpo. Essa prática não só acelera a recuperação como também aumenta o conforto do paciente ao minimizar o inchaço e estimular a circulação sanguínea.

2. Hidratação da pele

É comum a pele ficar um pouco desidratada no pós-operátório. As massagens acabam auxiliando nessa hidratação devido aos movimentos e aos produtos utilizados na sessão. Melhorando, dessa forma, a aparência da pele.

3. Alivio das dores

Felizmente, a massagem se apresenta como um recurso valioso e eficaz para amenizar as dores crônicas e recorrentes que acompanham a recuperação cirúrgica. Assim, a massagem pode transformar a experiência pós-cirúrgica em algo menos traumático e mais confortável.

4. Cicatrização mais rápida

Além disso, a massagem também melhora a aparência das cicatrizes, tornando o tecido cicatricial menos proeminente e mais flexível. Isso contribui para uma maior amplitude de movimento e diminuição da dor associada às restrições de tecido.

5. Redução de gordura localizada

Na fase de repouso que o pós-operatório pede, é comum que haja um acúmulo de gorduras em locais indesejados do corpo. A massagem também pode auxiliar na redução dessa gordura localizada. Mas, é necessário uma combinação de boa alimentação e acompanhamento médico!

Adaptações nas técnicas de massagem

Adaptando as técnicas convencionais de massagem, é possível ter alívio no controle da dor, ansiedade e estresse pós-cirúrgico. Mas, a massagem pós-cirúrgica também reduz inflamações e melhora a flexibilidade muscular e articular. Contribuindo, assim, para uma recuperação mais ágil e confortável.

Inicialmente, a massagem é aplicada em áreas distantes do local operado, como pés e mãos, proporcionando relaxamento e potencializando os efeitos de medicamentos analgésicos e ansiolíticos. Após esse período inicial e com a aprovação médica, o paciente pode fazer sessões de massagem mais longas e específicas, que abordam mais diretamente as áreas afetadas, sempre com técnicas e intensidades ajustadas às necessidades de cura do paciente.

Profissionais qualificados

É claro que, por se tratar de situações delicadas, o recomendado é sempre procurar um profissional qualificado para realizar as massagens! E ainda conversar com seu médico para entender seu caso específico!

Gostou de saber? Então deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter