
Oriente-se: conheça o bairro da Liberdade
Com a forte emigração do Japão para o Brasil nos anos 1920, São Paulo acabou ganhando um bairro com muita influência japonesa. Com a comunidade reunida, era mais fácil falar a sua própria língua, preservar os costumes e hábitos pertencentes à sua cultura e encontrar produtos típicos de sua terra.
Arigato, Japão!
Passear pela Liberdade é como explorar um país novo sem sair da sua própria cidade. Com características próprias, o bairro merece atenção especial em seus detalhes curiosos, sua decoração típica e suas guloseimas intrigantes.
Um bom começo pode ser o Museu Histórico da Imigração Japonesa. Além de explicar melhor sobre a imigração, história do Japão e de seus imigrantes no Brasil, é uma visita interessante.
Gastronomia
Outro grande atrativo da região é a gastronomia. Além dos famosos sushis e sashimis, há várias opções para os que gostam de experimentar novos sabores e texturas. A dica é visitar o local aos finais de semana: há a feirinha de rua na praça central. Além do artesanato e produtos orientais, a feira é repleta de barraquinhas de comidas diferentes, dividindo espaço também com a culinária coreana e a chinesa.
Outra sugestão é visitar os mercadinhos locais, com produtos japoneses, embalagens coloridas e sabores exóticos. Além de sushis recém-preparados, salgadinhos, biscoitos e bebidas dividem espaço com pés de galinha e bolos extremamente macios. Para um pit stop no meio da tarde, nada melhor que um Melona, o picolé de melão que se tornou coqueluche do verão há alguns anos.
Produtos
A Livraria Sol, também na praça, concentra muitos títulos de revistas japonesas, jornais, livros específicos e mangás. É o tipo de história em quadrinhos japonesa que tem uma enorme legião de fãs.
E algo que toda mulher vaidosa sabe muito bem: a Liberdade é destino certo para comprar maquiagens e cosméticos. A Ludovicus é para quem procura dar um up no olhar: há toda a sorte de cílios postiços, cola para cílios e adereços. Já a Audrey concentra artigos importados e ferramentas como caixas para a maquiagem, pincéis e esponjas. Mas a grande estrela mesmo é a Ikesaki: tem uma oferta irresistível de cremes, esmaltes e acessórios de beleza. Impossível sair de mãos vazias!
A prefeitura oferece passeio pela região todos os domingos, a partir das 14h, com guias bilíngues (em português e inglês). O grupo sai do guichê do TurisMetrô da estação da Sé e o preço é R$3,00 (bilhete de metrô).
Gostou? Deixe seu comentário!