Moda e Beleza Umectação Capilar: O que é, como fazer e quais óleos usar
Umectação Capilar

Umectação Capilar: O que é, como fazer e quais óleos usar

Seu cabelo está ressecado e sem vida? A umectação capilar pode ser a salvação para seus fios. Saiba mais sobre esse procedimento!

Seu cabelo está ressecado e sem vida? A umectação capilar pode ser a salvação para seus fios. Saiba mais sobre esse procedimento!

O que é?

A hidratação é super importante para manter a saúde do seu cabelo, mas não é o suficiente. Enquanto a hidratação repõe água, a umectação repõe as proteínas e nutrientes que os fios precisam, deixando o aspecto de brilho.

A umectação é um tratamento capilar que utiliza óleos vegetais para nutrir e fortalecer os fios danificados. A técnica é focada em nutrição e pode ser feita em todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheados e crespos que naturalmente são mais ressecados.

Como fazer?

A técnica é bem simples, consiste em aplicar óleos vegetais em todo o cabelo e deixar agir por algumas horas. Depois, lavar com shampoo e condicionador. Para o procedimento ter mais resultado, o cabelo precisa estar totalmente seco.

Não precisa se preocupar com a oleosidade! Os óleos 100% vegetais além de não deixarem o cabelo com aspecto oleoso após o procedimento, ainda ajudam a diminuir esse incômodo. Isso porque seu corpo entende que já tem óleo suficiente ali, e não precisa produzir mais.

Se o seu fio for cacheado ou crespo, repita o processo semanalmente. Para cabelos lisos, a cada 15 dias é suficiente para manter os resultados.

Quais óleos usar?

Existem muitas opções de óleos para umectação. Você pode escolher o que melhor se adequa a sua necessidades, desde que seja 100% vegetal. Confira algumas opções:

Óleo de rícino

O óleo de rícino, também chamado de óleo de mamona, hidrata e recupera cabelos danificados. É conhecido por acelerar o crescimento e auxiliar no combate a caspa e a oleosidade. É rico em proteínas, sais minerais e Vitamina E.

Óleo de oliva

O azeite de oliva extra virgem é composto por antioxidantes capazes de controlar a caspa e evitar o envelhecimento da células capilares. O azeite torna o fio mais forte, brilhante e hidratado, pois fecha as cutículas capilares.

Óleo de Coco

O óleo de coco tem muitos benefícios! Diminui o frizz, regula a oleosidade e dá mais definição para cacheados. Para resultados ainda melhores, faça a umectação noturna: deixe agir no cabelo por toda a noite e retire no dia seguinte.

Gostou? Veja também: Hidratação caseira para o cabelo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total