Bem-estar Somos o que comemos

Somos o que comemos

No dia do Nutricionista, aproveite para aprender a se alimentar melhor!

Saiba qual a importância do nutricionista e o que não podemos deixar de comer!

O que, quando e como consumir alimentos: Essas são algumas questões que os profissionais da nutrição estudam e ajudam as pessoas a responderem. O nutricionista é essencial na sociedade moderna e, para homenageá-los, no último dia do mês de agosto, comemora-se a importância dessa função.

Mas, afinal, o que nutrição? Essa é uma ciência que estuda a relação dos homens e os alimentos, com o intuito de proporcionar saúde e qualidade de vida aos seres humanos. Dentro disso, a função do nutricionista é propor pratos que supram as necessidades nutricionais de cada pessoa, orientando seus pacientes a comerem de forma correta!

O nutricionista exerce um importante auxílio para pessoas que estão acima do peso e desejam emagrecer. Pois, o que mais vemos por aí são dietas malucas que não resolvem nada e fazem mal para saúde. Para perder peso, parar de comer não é a solução e a ajuda de um especialista orienta os melhores caminhos para alcançar o resultado desejado.

O que comer?

Independente de qual seja sua necessidade, os nutricionistas indicam ter alimentação equilibrada. Para isso, deve-se ingerir nas refeições um alimento de cada grupo nutricional, que são: os carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais, entre outros. Pois, cada um desses elementos desempenham diferentes funções no organismo.

Para o crescimento corporal, manutenção da massa muscular e reposição muscular, as proteínas são essenciais e não podem faltar à mesa. Pode-se encontrar proteínas em carnes, leite, ovos, feijão, lentilha, entre outros.

Já os alimentos ricos em carboidratos atuam como principal fonte de energia para o metabolismo. São as massas, arroz, pães, bolacha, batata, mandioca, açúcar etc. Geralmente, são os mantimentos mais procurados pela garotada. No entanto, vale lembrar, que não devem ser ingeridos em grande quantidade, pois podem gerar um aumento de peso corporal desnecessário.

Por fim, as vitaminas e minerais ajudam a regular o metabolismo, auxiliando na formação dos tecidos do corpo. Encontram-se, principalmente, nas frutas e hortaliças.

 

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