
Da subcultura para as passarelas
O estilo gótico está em alta nesta estação e promete renovar a moda
Coturnos, sobretudo e corpetes! São alguns dos acessórios do vestuário gótico, que veio com tudo nas passarelas nacionais e internacionais. O estilo, considerado underground, vem ganhando vários adeptos e conquistou seu lugar no mundo da moda como uma das sugestões para o inverno deste ano.
Para quem ainda não a conhece muito, a subcultura gótica originou-se no Reino Unido, no final dos anos setenta, e difundiu-se em vários países conquistando diversas gerações.
Suas principais características são a predominância da cor preta e adereços que chamam atenção por sua excentricidade. Além disso, o estilo tem influência do visual punk. Por isso, é comum encontrar alguns amantes da cultura gótica com piercings e cabelos espetados.
Se você pensa em aderir essa proposta, confira as algumas dicas que não podem faltar nesse look underground:
Roupas
Saias longas, corpetes sob outras peças, materiais de couro, veludo e decotes estratégicos são ótimas opções. O visual gótico é obscuro e romântico, por isso tons como o vinho, roxo e, claro, o preto são escolhas básicas. Blusas com renda também são peças em alta do guarda-roupa gótico.
Acessórios
Os preferidos pelos góticos são os crucifixos, piercings e colares pesados, que vem ganhando cada vez mais mercado. Hoje, é fácil encontrar adereços góticos em lojas de bijuterias e joalherias.
Maquiagem
Opte pela base líquida e deixe seu rosto brilhar. Acabamentos opacos não são muito bem-vindos. O ideal também é dramatizar nos lábios, batons escuros são fundamentais para reproduzir a inspiração gótica.
É claro que você pode apenas incorporar alguns itens, como o coturno.
E aí, gostou? Pensa em aderir a essa moda? Conta pra gente nos comentários!