
Depois de 9 meses: amamentação
Depois de nove meses de espera, ansiedade e preparativos, chega a grande hora: o bebê está prestes a chegar! Nesse momento, o corpo da mulher se prepara para a amamentação e garante alimento para o recém-nascido. Aliás, a atividade é tão importante para a vida dos bebês que neste mês (agosto) aconteceu o Dia Mundial da Amamentação. E visa relembrar e conscientizar famílias sobre os benefícios do leite materno.
Apesar de ser importantíssimo para a vida humana, a amamentação ainda é vista como um desafio para a maioria das mulheres; e isso acontece muitas vezes por mitos enraizados na cultura popular. Por isso, para tentar sanar algumas dúvidas, o Guia Mais preparou 7 dicas que desvendam mitos e verdades. Confira:
01. Amamentar cria vínculos
Durante a amamentação o cérebro libera maior quantidade do hormônio do amor, a oxitocina, essa dose extra colabora para aproximação entre mães e bebês. Ou seja, amamentar cria um laço super importante entre mamãe e bebê.
02. Tempo de Amamentação
Segundo a Academia Americana de Pediatria, deve-se amamentar seu filhinho até o seu sexto mês de vida. Assim, a partir desta data, pode-se introduzir alimentos na dieta do recém-nascido, como frutas e papinhas.
03. Tempo entre as amamentações
Pela a mesma instituição, recomenda-se a amamentação de 8 a 12 vezes por dia, devendo durar de 20 a 30 minutos cada. É comum os bebês adormecerem durante a amada, por isso não se preocupe!
04. Leite fraco: existe?
Que fique claro: Não existe leite fraco. Se você apresentou um leite bem clarinho ou até mesmo transparente, não se preocupe. O leite inicial pode ter essa característica e é importante para o bebê, pois possui imunoglobulina, substância que fortalece o sistema de defesa do recém-nascido.
05. Posição ideal
O mais importante é deixar o bebê de frente ou de lado; a mãe pode estar deitada ou sentada e o bebê deve abocanhar a maior parte da auréola, nunca somente o bico. A boca e o nariz do recém-nascido devem tocar a mama, e o os lábios dele devem estar voltados para fora.
06. Sol para evitar rachaduras
Tomar sol diariamente evita rachaduras no seio. Mas, deve-se tomar alguns cuidados, a exposição deve ser entre 10 a 15 minutos, antes das 10h e após às 17h.
07. Banhos quentes
Cuidados com os banhos quentes. É mito que a água quente ajuda a aliviar o inchaço dos seios, isso apenas estimula a saída de leite no momento, mas depois os seios voltam a inchar sem controle. Além disso, o banho quente poder causar queimaduras, uma vez que a pele fica mais sensível. A melhor forma para aliviar o desconforto é ofertar a mama em livre demanda para o bebê e realizar massagens e retirada do leite.
E aí, gostou das dicas? Então não esqueça de deixar seu comentário!