Viagens Vem chegando o verão!
criança na piscina

Vem chegando o verão!

Veja as melhores opções nacionais para quem curtir o extenso litoral brasileiro. Opções não faltam: praias do Sul, Nordeste, Rio e Litoral Norte paulista.

Procure a sua praia!

O verão já chegou e, como em todo ano, e o tempo abafado e chuvoso nas grandes cidades faz todo mundo querer fugir correndo para a faixa de areia mais próxima e dar um mergulho para refrescar.

Entre os destinos mais procurados, no sul, estão as belíssimas praias de Santa Catarina. Quem gosta de agito pode seguir direto para Florianópolis, a capital. Com 98% de seu território localizado dentro da Ilha de Santa Catarina, opções de praias não faltam, das mais desertas às mais badaladas. Mas só vá se estiver preparado para enfrentar o trânsito e os lugares cheios, porque a população local dobra nesta época do ano, e em algumas áreas a infraestrutura sofre um pouco com o excesso de pessoas e serviços ainda um pouco debilitados, como a falta de água (menos comum hoje em dia, mas ainda recorrente). Mas o estado ainda é privilegiado com praias menos frequentadas e ainda assim belíssimas, como as localizadas entre Itajaí e a capital (Estaleiro, Estaleirinho e Bombinhas), e mais ao sul (Praia do Rosa e Guarda do Embaú, muito apreciadas por surfistas).

No Sudeste, as praias do litoral norte de São Paulo estão entre as mais procuradas, por sua natureza exuberante e diversas opções de serviços e passeios, como o ecoturismo, bastante privilegiado nesta área. No estado do Rio de Janeiro, além da capital, a região dos Lagos (composta por várias cidades, como Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo) é famosa por suas praias de água cristalina (e muito geladas!). O litoral do Espírito Santo, por não ser assim tão procurado como seus vizinhos, pode ser uma boa opção para quem quer fugir de tanto agito. O povo é hospitaleiro e as praias são belíssimas, como Guarapari e Vila Velha.

Já o Nordeste é campeão em quantidade de praias, belezas naturais e opções para os turistas. Todos os estados de seu extenso litoral (que começa na Bahia e vai até o Maranhão) são privilegiados. As capitais concentram a maior variedade de serviços e infraestrutura para quem não abre mão do conforto, mas cidadezinhas menores também têm uma boa oferta de pequenos hotéis e pousadas, que além de serem aconchegantes, também permitem visitar lugares menos movimentados e tumultuados. Como tudo é razoavelmente perto e a oferta de destinos paradisíacos é grande, uma boa dica é alugar um carro e visitar outras praias próximas ao lugar de hospedagem. Desta maneira, os horários ficam mais flexíveis do que os de excursão, e ainda dá para explorar novas áreas (ótima sugestão para os mais aventureiros).

O Brasil possui 7.367 km de litoral, então o que não faltam são opções para quem curtir o verão. Pegue o seu mapa e boa viagem!

Comentários (5)

  1. Vou trabalhar um pouco mais aproveitar as ferias da escola…. Tem coisa pior que ferias d escola e trampar e ainda por cima longe de casa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total