
Massagem para crianças com autismo
Algumas pesquisas revelam relatos extremamente positivos com a aplicação de massagem em crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA).
Então confira os benefícios:
1. Aumento da Concentração
A massagem ativa a circulação sanguínea, incentiva o relaxamento e reduz a agitação; resultando, assim, em maior foco e engajamento das crianças.
2. Melhora na Iniciativa para o Aprendizado
A massagem acalma e relaxa, deixando a criança com autismo mais apta e disposta a aprender novas habilidades e tarefas.
3. Redução da Ansiedade
A massagem ajuda a liberar hormônios como a serotonina, que aumentam o bem-estar e acalmam o sistema nervoso, reduzindo a ansiedade.
4. Incremento das Interações Sociais
A massagem, sendo uma experiência positiva e prazerosa, estimula o toque e melhora a sociabilidade das crianças com autismo.
5. Melhoria das Habilidades de Comunicação
A massagem, combinada com a comunicação do massagista, incentiva as crianças a vocalizar e usar melhor sua comunicação corporal.
6. Melhor Adaptabilidade às Mudanças
A confiança e o conforto trazidos pela massagem ajudam as crianças a se adaptarem melhor às mudanças em suas rotinas.
7. Melhoria na Tolerância ao Toque
A massagem transforma a experiência do toque em algo positivo, ou seja, diminui a aversão e aumenta a aceitação das crianças ao contato físico.
Assim, contrariando a crença de que crianças com autismo não gostam de toques, muitos profissionais e familiares relatam melhorias significativas com a massagem terapêutica.
No entanto, cada criança com autismo tem suas necessidades e tempos de resposta únicos. Por isso, o respeito à individualidade é essencial para o sucesso do tratamento. Observando sinais e personalizando cuidados, é possível obter resultados surpreendentes com um plano de massagem.
Gostou de saber? Então deixe seu comentário!