Massagem ajuda com transtornos mentais

Massagem ajuda com transtornos mentais

Pessoas com problemas mentais, como demência, muitas vezes passam muito tempo sozinhas e isoladas devido à dificuldade de interação. Essa falta de contato pode agravar a doença, tornando-as mais arredias, nervosas e menos receptivas ao carinho.

Em uma pesquisa realizada pelo Blog Verdeate, foi selecionado um grupo de pessoas com demência para a pesquisa. Iniciaram um tratamento com massagens suaves, utilizando óleos e cremes leves, para acostumar os pacientes ao toque e ao carinho. Alguns pacientes mostraram-se arredios, pois não estavam habituados ao contato físico.

Começaram com toques suaves, permitindo que os pacientes experimentassem sensações agradáveis. Assim, com o tempo, introduziram técnicas de massagem, como a massagem sueca, focadas no relaxamento. A maioria dos pacientes reagiu positivamente, demonstrando melhora no humor e na afetividade. Aumentaram a frequência das massagens, principalmente em pacientes com demência.

Resultados

Os resultados foram surpreendentes: os pacientes tornaram-se mais calmos, relaxados e afetuosos. Por isso, as sessões tornaram-se mais interativas, ensinando familiares técnicas simples de massagem para aplicar em casa; o que resultou em maior tranquilidade e harmonia no ambiente familiar.

Os benefícios das massagens incluíram aumento da confiança, apoio e bem-estar nos pacientes, redução dos níveis de cortisol (hormônio do estresse) e melhora na imunidade e nas condições físicas e mentais. Assim, os pacientes tornaram-se mais ativos e menos deprimidos, melhorando a comunicação e a participação em atividades coletivas.

A introdução gradual de massagens mostrou-se eficaz em melhorar a qualidade de vida dos idosos com demência, tornando-os mais carinhosos e afetuosos.

Tratar bem as pessoas, assim como gostaríamos de ser tratados, é o segredo. Seja através da massagem ou de outras terapias, o importante é gerar bem-estar e melhorias espontâneas. Ou seja, demonstrar carinho e afeto é fundamental, e a massagem pode ser uma alternativa viável e acessível.

Veja mais dicas de como lidar com essas pessoas:

Gostou de saber? Então deixe seu comentário!

    Relacionados

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Newsletter