Passeio animal: aquários e zoos em SP

Passeio animal: aquários e zoos em SP

Em férias escolares até fevereiro, as crianças precisam de opções para gastar a energia acumulada. Procurar passeios interessantes para os pimpolhos fazerem na cidade pode ser um desafio para os pais. Separamos aqui algumas sugestões para os pequenos aproveitarem o verão para ver de perto seus animais favoritos.

Parque Zoológico de São Paulo

Criado em 1958, é o maior zoológico do Brasil e o quarto maior do mundo. Localizado na região sul da capital, tem cerca de quatro quilômetros de alamedas. E, entre suas belezas naturais, encontramos a reserva de Mata Atlântica preservada e as nascentes do riacho do Ipiranga.

Com mais de 3200 animais, é possível encontrar desde os de origem exótica, como leões, camelos, ursos e elefantes, até as espécies pertencentes à fauna silvestre brasileira, como onças e galos da serra. Todos vivem em recintos que reproduzem seus habitats naturais, e o zoo também participa de diversos programas de recuperação de espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Maiores informações sobre o funcionamento: www.zoologico.sp.gov.br

Zoo Safari

Para os mais aventureiros, há o antigo Simba Safari, incorporado à área do Zoológico em 2001. Nele, é possível fazer trilhas e ver os animais selvagens em seu habitat natural. Criados livremente na área de Mata Atlântica preservada, o Safari é conhecido como único parque deste gênero em toda a América Latina, em que podem ser vistos soltos cervos, emas, lhamas, avestruzes, pavões, antas e bisões; assim como leões, tigres e onças, em uma área protegida e com segurança para os visitantes. Também é possível fazer o trajeto de carro e com guias específicos.

Instituto Butantan

Já para as crianças que gostam de experiências diferentes, o Instituto Butantan pode ser uma boa opção. O centro tem uma das maiores coleções do mundo de espécies de animais peçonhentos, como serpentes e aranhas. Em exposição há esqueletos, animais dissecados e curiosidades sobre seu ciclo de vida, além de mais de sessenta espécies de serpentes brasileiras e outras trazidas de quatro continentes.

No museu ficam os exemplares mais interessantes, como najas da África e da Índia, jibóias e sucuris. No complexo pertencente ao Butantan, o público encontra também uma estação multimídia para consultas sobre as serpentes brasileiras, além de equipamentos, painéis e documentos, bem como exposições temporárias de caráter técnico-histórico e cultural.

Aquário de São Paulo

E para quem quer ver animais aquáticos mesmo estando longe do litoral, uma opção é o Aquário de São Paulo. Inaugurado em junho de 2006, é o maior aquário do Brasil e possui aproximadamente três mil animais em exposição. Entre os quais se se destacam os tubarões de mar aberto, as moreias gigantes e outras espécies raras da fauna marinha. Os animais nadam livremente em uma cabine subaquática com enormes vitrines acrílicas transparentes que dão a sensação de estar no fundo do mar.

Também há peixes e animais de água doce, vindos do Pantanal e Amazônia, além de uma reprodução autêntica dos mangues do litoral paulista. Outra curiosidade são as réplicas de um submarino da época da Segunda Guerra Mundial e de um navio naufragado. Há ainda uma série de recursos interativos para entreter os pimpolhos. Não vai faltar diversão!

 

Gostou? Conta pra gente nos comentários!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *