Viagens Castelos no Brasil que você precisa conhecer
castelo ze dos montes no interior do rio grande do norte

Castelos no Brasil que você precisa conhecer

Confira 5 castelos abertos ao público em diferentes locais do País

Palco de batalhas, romances e lendas, os castelos fazem parte do imaginário de grande parte das pessoas e chamam a atenção dos amantes de história, cultura, arquitetura e mesmo da literatura.

Se você também gosta dessas construções históricas, nós temos uma boa notícia: você não precisa ir à Europa para ver um. Aqui no Brasil há castelos lindos e abertos à visitação, que também servem como museus ou centros culturais.

Veja abaixo 5 belos castelos no território nacional:

1 – Castelo Labirinto de Zé dos Montes – Sítio Novo (RN)

castelo ze dos montes no interior do rio grande do norte

Localizado no interior do Rio Grande do Norte, o Castelo Labirinto de Zé dos Montes possui uma história curiosa. O militar, José Antônio Barreto, teve uma visão de Nossa Senhora, a qual pediu para ele construir 13 castelos nos locais mais altos que pudesse. Isso aconteceu quando ele ainda era um menino, em 1940, mas Barreto cumpriu sua promessa. Construiu os 13 castelos com as próprias mãos. O Castelo Labirinto de Zé dos Montes é o mais conhecido e está aberto para visitação. Por dentro, há uma série de labirintos e passagens estreitas. Do alto das torres, é possível ter um belo visual da Serra da Tapuia.

2 – Castelo do Batel (PR)

Castelo do Batel à noite, Curitiba, PR

 

O castelo Batel, em Curitiba, é uma das principais atrações turísticas da cidade e um importante centro de eventos, inclusive, de matrimônios (também, pudera, o lugar mais parece ser de um conto de fadas). Sua arquitetura é inspirada no Vale do Loire, na França, e sua construção levou cerca de 4 anos. O local também exibe dezenas de obras de arte. Vale a pena a visita!

3 – Castelo de Itaipava (RJ)

castelo de itaipava no rio de janeiro

Construído na década de 20, o Castelo de Itaipava tem inspiração na arte renascentista e impressiona os turistas com sua beleza. Atualmente, o local abriga um hotel luxuoso, com espaço para eventos, jardins, biblioteca e também exposição de obras artísticas.

4 – Château Lacave  (RS)

castelo chateau lacave no estado do rio grande do sul na cidade de caxias do sul

Localizado em Caxias do Sul, o castelo Château Lacave é o único na América Latina com uma vinícola. Sua arquitetura é inspirada nos castelos espanhóis do século 11 e sua construção foi iniciada em 1968. Além da vinícola, há um restaurante com temática medieval.

5 – Villa Medieval  (SP)

castelo no bairro Interlagos na cidade de sao paulo

Se você for para São José dos Campos, não deixe de conhecer este castelo: o Villa Medieval foi inspirado em obras europeias e promove exposições, convenções e festivais de música clássica.

Vai viajar? Não deixe de baixar o aplicativo GuiaMais.com (com o app, você encontra restaurantes, pontos turísticos e serviços úteis próximos de onde estiver). Saiba mais > http://apps.guiamais.com.br/

Comentários (3)

  1. Adorei a matéria! Já estive no Castelo da Ilha Fiscal, no RJ, onde foi realizado o “Último Baile do Império”, antes da Proclamação da República. Recomendo o passeio! =)

  2. Estes Castelos deixam a gente maravilhado, espero um dia conhecê-los são maravilhosos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total