Belém do Pará: um lugar de boas surpresas

Belém do Pará: um lugar de boas surpresas

Hoje, 12 de janeiro, é aniversário da cidade de Belém. A capital do estado do Pará comemora seus 396 anos com muita história para contar. Afinal, se a única coisa que vem à sua mente quando o assunto é Pará é a castanha, está na hora de rever os seus conceitos!

Lugares para conhecer

Um dos principais bairros da cidade é a Cidade Velha, que fica à beira do Rio Guamá. Conhecido como centro antigo da cidade, tem como herança arquitetônica a época do Brasil Colônia, e é um dos maiores referenciais do patrimônio histórico e cultural do Pará. Foi lá que surgiu a primeira rua da cidade, a rua da Ladeira, que liga a Feira do Açaí ao Largo da Sé.

Outros pontos turísticos famosos na mesma região são a Praça do Relógio (com um relógio inglês levantado na década de 1930); a Catedral Metropolitana, a praça Dom Pedro II, Igreja das Mercês, o prédio da prefeitura, o complexo Feliz Lusitânia e o Mangal das Garças. Muitos artistas, depois da revitalização deste bairro, compraram casas antigas e passaram a morar lá. E, hoje há uma grande concentração de manifestações artísticas e exposições.

Outro prédio importante de Belém é o Theatro da Paz. Enquanto outras cidades têm um Municipal, Belém, com sua poesia singela, tem um “Da Paz”. Ele foi construído na época do ciclo da borracha, fase áurea da economia paraense (entre 1890 e 1920). Sua arquitetura foi inspirada no Teatro alla Scalla de Milão, e até hoje é considerado um dos teatros mais luxuosos do país.

A cidade começou a se modernizar no início dos anos 2000, quando o governo passou a investir mais no turismo e na infraestrutura para receber visitantes. A culinária típica é bastante valorizada, especialmente focada em peixes e frutos locais, como açaí e guaraná. Pimenta de cheiro é uma degustação imperdível para os que gostam de uma comida mais apimentada. E de sobremesa, você pode experimentar o famoso sorvete, da marca Cairu, que tem sabores como tapioca e bacuri.

Belém para Turistas

Mas a melhor época para visitar Belém é próximo ao segundo domingo de outubro, quando tem o Círio de Nazaré. O círio é a maior festa religiosa do mundo, famosa por reunir cerca de dois milhões de fiéis e curiosos. A cidade fica tomada e a energia é contagiante!

Outros pontos interessantes para se visitar na cidade são a Casa das Onze Janelas, com vista para o rio; e uma cervejinha no Boteco das Onze, para ver os “popopos” passarem de lá pra cá (como os ribeirinhos chamam seus barcos). O Forte do Castelo é um antigo Forte que tem uma vista belíssima da cidade e um ótimo museu.

Outro lugar importante é a Estação das Docas, antiga Docas do Pará, onde atualmente funciona como um complexo de lazer. Bons restaurantes, ótima cervejaria e uma linda vista da baía do Guajará. E uma parada imperdível é o famoso Mercado do Ver-o-Peso. A dica é ir bem cedinho, quando os peixes ainda chegam fresquinhos nos barcos dos pescadores. A arquitetura é toda feita de ferro, trazido da França em 1688. E como só se conhece bem uma cidade quando se visita o seu mercado local, a visita é obrigatória!

 

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *