Tecnologia Na linha

Na linha

Etiqueta nas Redes Sociais: Cuidado, você está sendo observado

Veja os cuidados de etiqueta corporativa ao utilizar as redes sociais

No mundo hiperconectado em que vivemos, é difícil resistir a publicar dados sobre a sua vida pessoal em redes sociais. Todos querem compartilhar o que estão fazendo, pensando ou produzindo. Acontece que, exatamente por ser um mundo tão conectado em redes, em que todos têm conexões em comum, também é difícil não cometer algum deslize e acabar falando além da conta ou compartilhando algo que pode prejudicar ou arranhar sua imagem profissional, tanto na empresa em que atualmente trabalha ou para alguma vaga a qual que esteja se candidatando. O GuiaMais.com seleciona aqui 10 dicas de etiqueta no mundo virtual para que você só tire o melhor proveito das redes sociais: compartilhamento de boas ideias, produção de conteúdo relevante e aumento da sua rede de contatos. Bom proveito!

1) Separe suas conexões por listas, como “família”, “amigos próximos”, “conhecidos”, “colegas de trabalho” etc. A maioria das redes sociais oferece esta ferramenta, um recurso extremamente útil na hora de filtrar quem vai ver sua próxima postagem, vídeo ou fotografia.

2) Evite utilizar imagens de animais de estimação ou desenhos animados na sua foto de perfil. Nada melhor do que sua própria imagem para te representar. Também evite o uso de apelidos pejorativos – seu próprio nome é sempre a melhor opção.

3) Ainda sobre a foto de perfil, escolha uma foto que demonstre simpatia, bem tirada e bonita; já que não deixa de ser, de certa forma, seu cartão de visitas. Evite fotos de festa, com bebida ou em atitudes constrangedoras.

4) Antes de publicar algum texto ou comentário, reflita se o que vai dizer é de fato relevante. Também é recomendável não postar muitos links, textos e vídeos o dia todo – além do excesso de informação ser cansativo para os demais usuários, essa atitude demonstra ansiedade e dá a impressão de que você tem muito tempo ocioso.

5) Pode parecer primário, mas muita gente acaba deixando esse conselho passar: evite falar mal da empresa, reclamar de cansaço, falar mal do trabalho e pedir por férias. Esporadicamente é até aceitável, mas este comportamento, quando frequente, denota insatisfação e pode até levar à demissão caso seja percebido por outros funcionários que estão em sua rede.

6) Também evite postar quando estiver muito cansado, irritado ou mal humorado. Situações extremas geram desabafos que mais tarde são difíceis de contornar.

7) Excesso de deboche e piadas de mau gosto também geram má impressão. Nunca se esqueça de que o que fui publicado dificilmente será esquecido.

8) Não mande muitos convites para jogos on-line, mensagens de aniversário e atualizações. Essa overdose de participação pode irritar outros usuários, deixando sua imagem negativa.

9) Utilize corretores ortográficos sempre que possível. Eles evitam erros bobos de ortografia e gramática, que causam uma impressão de descaso, descuido e desleixo em quem lê a mensagem.

10) Bom senso sempre. Ele é seu melhor amigo em todas as situações. 

Comentários (1)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total