Pets Dia Nacional de Adotar um Animal

Dia Nacional de Adotar um Animal

Entre você também na luta contra o abandono de animais!

As civilizações foram se sucedendo, muitos hábitos, costumes foram se alterando, mas o abandono de animais atravessou o tempo e continua a ser praticado. A conscientização, união e o conhecimento são as armas lícitas de luta que devemos utilizá-las, de maneira que seja possível conquistar espaços e garantir as mudanças que almejamos ver na sociedade.

O abandono de um animal é um ato cruel e degradante, demonstração clara, de falta de caráter e incapacidade para assumir compromissos, e caracteriza-se num crime.

Para fortalecer o conceito de que cada cidadão deve ser responsável pelo seu animal, a Fundação Animal Livre apoia esta campanha educativa , que visa comemorar no dia 4 de outubro , o Dia Nacional de Adotar um Animal, por meio da qual é possível  estabelecer uma mobilização em prol do direito dos animais.

É um convite para que aconteça um  amplo debate, na tentativa de trocar o problema do abandono pela oportunidade da adoção responsável. Além disso, essa iniciativa presta uma justa homenagem a São Francisco de Assis, um exemplo de protetor dos animais, que nesta oportunidade tem seus princípios e valores ressaltados.

O grande desafio dos centros urbanos que visam a melhoria da qualidade de vida enfocando a ética é conseguir implantar e fortalecer a ideia, de que o bem estar animal não pode mais ser considerado como um ato de caridade e sim como uma obrigação legal, por isso é preciso incentivar as atitudes voltadas para promover as boas ações em prol dos animais e não simplesmente acreditar que com esmola é possível amenizar esse grave problema.

Para mudar a sociedade, é preciso que as pessoas mudem individualmente e, acreditem que com essa postura estarão caminhando na direção certa, aprimorando a conduta moral no que diz respeito ao relacionamento com os animais.

A população de pequenos animais, que vivem e sobrevivem, em relação direta com as condições do meio ocupado pelo homem, não podem continuar sendo abandonados. Essa situação requer a urgência de unir esforços da comunidade, para que se obtenha o controle de natalidade, enfatizando a necessidade de sensibilização da população sobre a posse e responsabilidade dos animais de estimação.

Comemorado pelo 13oº ano consecutivo, o Dia Nacional de Adotar um Animal, idealizado pela ambientalista, Vininha F. Carvalho, já conseguiu, através de  iniciativas individuais e do apoio de entidades sérias, um resultado surpreendente, ocorreram muitas adoções e aproximação de muitas pessoas à causa dos animais.

Segundo essa ambientalista, – “a defesa do direito dos animais se faz estimulando a cidadania, o desejo de fortalecer a responsabilidade social , e não apenas como um ato filantrópico.Precisamos combater a causa e não ficar se preocupando apenas em controlar as consequências. É preciso estimular a ideia que a proteção dos animais se faz através da conscientização, ou seja , é preciso aprender a trocar o  D de Doação pelo B de Boa ação. Através de esmolas , jamais veremos os animais sendo respeitados na sociedade , é preciso incentivar as atitudes coerentes e responsáveis para conseguir valorizá-los e garantir-lhes uma condição de vida digna”.

O engajamento das escolas, nesta campanha em defesa dos direitos dos animais, também tem um papel relevante, pois permitirá que as crianças passem a trazer consigo um compromisso ético para com estes seres indefesos, combatendo as atitudes do comportamento agressivo, criando uma sociedade melhor para todos.

Está nas mãos de cada um, que se dispõe a ajudar os animais a possibilidade de encontrar a solução, se souber compartilhar suas ideias, estimulando a posse responsável e o controle de natalidade.

Nessa causa não existe vencer, mas sim convencer seus semelhantes a serem mais sensíveis e unidos em prol dos animais.

Colabore, participe, faça a diferença:

– Divulgando essa proposta para seus amigos, nas escolas, nas igrejas, enfim ecoando no coração das pessoas. Através de cartazes confeccionados com muito carinho e criatividade, você poderá divulgar em vários locais públicos, clínicas veterinárias e pet shops, que 4 de outubro é o Dia Nacional de Adotar um Animal.

-Cada aliado que se disponha ajudar, será sempre uma grande conquista e aumentará a possibilidade de diminuirmos o número de animais abandonados.

– A sua entidade poderá realizar eventos de manifestação de apoio e, assim, fortalecer a sua participação nesse processo de valorização e respeito ao animal na sociedade.

Comentários (3)

  1. minha cachorra teve 10 filhotes nao tenho condiçoes para criar moro so ela foi vacinada mais nao evitou a gravides oque devo faser? onde eu posso doar? estou desisperado

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total