Pets 5 plantas comuns que são tóxicas para seu pet

5 plantas comuns que são tóxicas para seu pet

Grande parte dos brasileiros têm pelo menos uma planta em casa, o que muitos não sabem é que muitas espécies são tóxicas para cachorros e gatos.

Embora a maioria das plantas seja inofensiva, os veterinários alertam que algumas contêm toxinas que fazem mal e podem até gerar complicações sérias para os animais, que têm o hábito de ingerir plantas. Confira a lista:

1 – Espada-de-são-jorge

A Espada-de-são-jorge é uma das plantas mais comuns nos lares brasileiros. Apesar da baixa toxicidade, a ingestão por cães e gatos pode causar, entre outros sintomas, dificuldades de locomoção e respiração.

2 – Costela-de-adão

A Costela-de-adão é muito usada para compor a decoração de ambientes internos, por isso está presente em muitas casas. Caso sua folha seja ingerida pelos bichinhos, causa asfixia, vômito, náuseas e queimação neles.

3 – Samambaia

É preciso manter as samambaias bem longe dos animais, pois a ingestão pode ser letal. Entre os sintomas principais estão a anemia e diarréia.

4 – Tulipa

A tulipa, uma planta muito popular, também é considerada tóxica principalmente para os gatos. Os sintomas causados pela ingestão são: vômitos, queimação e diarreia.

5 – Antúrio

Outro tipo de planta para manter longe dos bichinhos é o Antúrio, todas as suas partes contém componentes venenosos. A ingestão e até mesmo o contato, pode causar inchaço na garganta, paralisia e asfixia.

Caso seu pet tenha consumido alguma planta considerada tóxica, consulte um veterinário para garantir que ele fique bem. Técnicas caseiras para desintoxicação como tentar provocar vômito, dar leite ou água, além de não terem comprovação científica, podem piorar o estado de saúde do seu animal de estimação.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total