GuiaMais
 Pelos, por que tê-los?

Pelos, por que tê-los?

Escolha o tipo de depilação que mais se encaixa no seu estilo de vida

Bem que as mulheres gostariam de ter nascido com o corpo lisinho e sem pelos em lugares indesejáveis. Mesmo os pelos tendo a função de proteger nossa pele, por questões estéticas muitas pessoas preferem não ter removê-los. E apesar de algumas sortudas possuírem poucos pelos, a grande maioria ainda sofre testando novos métodos depilação. Aliás, hoje em dia depilação já nem é mais questão de gênero: muitos homens escolhem se depilar. O importante é achar um método que melhor se adapte às suas necessidades, seu bolso e seu estilo de vida.

Lâmina de barbear

Mais prático, rápido, barato e indolor dentre todos os métodos, apenas corta o pelo em sua superfície, portanto é menos duradouro. Contrariando a crença popular, não “engrossa” os pelos. Mas também tira a camada mais superficial da pele, podendo deixá-la áspera. Pessoas alérgicas a metais devem evitar essa técnica.

Cera quente ou fria

Arranca os pelos pela raiz, portanto tem maior duração que a lâmina. No entanto, pode causar irritações e deixar a pele manchada. É um método doloroso e precisa ser realizado por profissionais treinados.

Depilação a laser

É o melhor método para quem tem pelos escuros e grossos, já que o laser, utilizado para destruir os bulbos capilares, tem afinidade pelos pigmentos escuros (marrons ou pretos). O procedimento deve ser feito em local de confiança e com equipamentos adequados. Por isso tem custo elevado, e pode durar alguns meses, pode causar queimaduras e é bastante doloroso. O lado bom é que é conhecido como “depilação definitiva”: ou seja, é fazer uma vez e nunca mais ter de se preocupar com isso!

Truques espertos

Veja algumas dicas para diminuir a dor e a irritação da pele depilada:

1) Quando for utilizar cera, faça compressas com água quente antes do procedimento no local a ser depilado. Isso dilata os poros, ajudando os pelos a saírem com mais facilidade.

2) Na depilação a laser, anestésicos tópicos (receitados por um médico) aplicados uma hora antes do procedimento diminuem a dor.

3) Em ambos os casos, um jato gelado ou uma compressa com gelo após a depilação também ajudam a aliviar o desconforto.

4) Em todos os métodos, é importante hidratar com creme ou gel suave após o procedimento, como calêndula e camomila, para amenizar inchaço e prevenir irritações.

5) Dez dias após a depilação, faça esfoliação para evitar que os pelos encravem.

6)  Também é importante ficar de olho se a quantidade de pelos aumentou (ou surgiu numa área pouco comum), o que pode indicar uma disfunção hormonal. Neste caso, procure seu ginecologista ou médico de confiança para maiores esclarecimentos.

Saiba mais:

Gostou de saber? Conta pra gente qual método você usa!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *