Moda e Beleza 6 cuidados essenciais com a pele no inverno
6 cuidados essenciais com a pele no inverno

6 cuidados essenciais com a pele no inverno

Reunimos conselhos básicos de especialistas para você manter a saúde da pele em dia. Confira!

A estação mais fria do ano chegou. O inverno exige um cuidado especial com a pele. Nesta época, é comum você sentir o ressecamento nas mãos, pés, joelhos, cotovelos e lábios.

Além disso, a gente toma banhos mais quentes, que provocam a remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Para evitar o ressecamento da pele no inverno e manter sua aparência saudável, é importante fazer hidratações corporais e, além disso, adotar uma alimentação mais saudável, rica em vitaminas e antioxidantes.

Veja os 6 cuidados essenciais que a gente preparou para você:

1 – Evite banhos quentes e demorados

Além de poder ocasionar queimaduras na pele, banhos quentes e muito demorados também retiram toda a sua proteção natural, causando ressecamento.
O ideal é que o banho seja morno, numa temperatura agradável. Utilize sabonetes hidratantes, que minimizam as agressões e ajudam a hidratar a pele. Por fim, evite o uso excessivo de bucha, pois ela tira parte da gordura que ajuda na proteção da pele durante o inverno.

2 – Hidratação pós-banho

Usar hidratante após o banho é o ideal, pois é nesse momento que os poros estão abertos e a loção penetra melhor no rosto, nas mãos, nos pés e nos lábios. Além disso, óleos e hidratantes impedem a evaporação da água da camada interna pele.

Sempre utilize produtos de qualidade, adequados ao seu tipo de pele, e que sejam específicos para cada parte do corpo. Isso assegura que a hidratação seja na medida certa.

3 – Beba muita água

Beba pelo menos dois litros de água ao dia. Isso vai permitir o bom funcionamento do organismo e preservar a hidratação e a integridade da pele, evitando o ressecamento e a descamação.

Se você está enjoado de água, complemente o consumo de líquido com chás naturais sem açúcar. Procure apenas evitar o chá preto, que tem efeito desidratante.

Para você não esquecer de tomar água, uma boa prática é manter uma garrafinha de água sempre ao seu lado.

4 – Use filtro solar

Mesmo que o sol pareça não queimar durante esses meses mais frios do ano, é super importante utilizar filtro solar. Até mesmo a luz solar da sua casa ou serviço pode manchar seu rosto.

Por isso, utilize diariamente o protetor solar, inclusive em dias nublados, pois a radiação atravessa as nuvens. Escolha um produto adequado para o seu tipo de pele e com FPS 30 ou superior.

5 – Tenha uma alimentação equilibrada

Consuma alimentos que favoreçam os cuidados com a pele, como frutas, verduras e legumes, que ajudam a evitar o ressecamento por preservar o conteúdo de água e proporcionam mais elasticidade ao tecido cutâneo.

Um dica: a vitamina E e o selênio, que contribuem para conservar a qualidade da pele, são encontrados em oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas.

6 – Busque orientação com o dermatologista

Caso você já tenha a pele bastante sensível ou ela esteja muito ressecada, avermelhada ou apresentando alguma lesão, é fundamental conversar com o dermatologista para obter o diagnóstico correto e descobrir a melhor forma de tratamento.

Para saber mais, você pode acessar a página da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Gostou das nossas dicas? Deixei aqui seu comentário!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total