GuiaMais
 Comfort food: garfadas de conforto

Comfort food: garfadas de conforto

Num mundo repleto de invencionices gastronômicas, a comfort food (“comida reconfortante”, em tradução livre) tem ganhado cada vez mais adeptos. Apesar de ser um conceito flexível e individual, uma coisa sempre há em comum: despertar sensações agradáveis e reconfortantes, resgatando memórias de infância e história de vida.
Sabe aquele gostinho de comida de mãe, tempero da vovó ou o pudim de leite cheio de furinhos da sua tia? Isso é conforto em forma de comida!

Fonte: Dani Noce

Mas quem infelizmente não tem mais a chance de ter alguém para cozinhar com todo carinho e cuidado; há estabelecimentos em São Paulo que cumprem bem o papel de fazer esse resgate afetivo:

Lá da Venda

O próprio nome já tem cara de coisa do interior, “lá da venda”. Idealizado pela chef Heloisa Bacellar, o espaço é um misto de armazém e restaurante, e serve comidinhas de vovó. O serviço atencioso acentua o clima caseiro, e as mesinhas aconchegantes na varanda e nos fundos garantem o conforto. Destaque para os deliciosos bolos caseiros, sucos orgânicos e o mineiríssimo pão de queijo – eleito o melhor da cidade em anos consecutivos, é feito com queijo da Serra da Canastra e polvilho artesanal.

Dalva e Dito

O restaurante comandado pelo chef pop Alex Atala tem como proposta servir receitas cheias de apelo nostálgico, como risoto caseiro e purê de mandioquinha. A galinhada da madrugada, que começou informal entre os funcionários da casa e ganhou status de balada pouco convencional, tem preço fixo e é servida aos sábados, escoltada por arroz e pirão. Faz a alegria dos notívagos!

Mesa da Nena

Se a intenção é se sentir em casa, vale à pena dar um pulinho até a Chácara Santo Antônio. O próprio nome já sugere um ambiente acolhedor e despretensioso, com comida saborosa e sem frescura. Os pratos são elaborados pela chef Maria Fernanda Chueiri, e o cardápio funciona em esquema de bufê. Para esquecer a dieta e atacar sem medo o escondidinho e as massas!

 

E aí, gostou de saber? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *