Gastronomia Alfajor de Doce de Leite
Alfajor-de-doce-de-leite-(1)

Alfajor de Doce de Leite

Faça você mesmo esse doce delicioso

É difícil quem não goste deste doce superfamoso em todo mundo: o alfajor é uma combinação de biscoito e doce de leite que agrada até os menos chegados em doce.

Quando é feito em casa, fica ainda mais gostoso! E, não se engane, não é nenhum bicho de sete cabeças fazer a receita caseira.

Veja como fazer:

Ingredientes
200 gramas de manteiga em temperatura ambiente
200 gramas de açúcar de confeiteiro
3 ovos
2 gemas
1 colher de chá de essência baunilha
200 gramas de farinha de trigo
400 gramas de amido de milho
1 colher de chá de fermento
500 gramas de doce de leite pastoso
Coco ralado ou açúcar de confeiteiro

Modo de preparo 

Coloque na batedeira a manteiga e o açúcar e bata até formar um creme. Vá acrescentando os ovos um por um, para que eles sejam incorporados a massa. Depois com as gemas, faça o mesmo, e bata por 3 minutos. Em seguida, adicione a essência de baunilha e reserve.

Em algum recipiente (tigela por exemplo), misture a farinha, o amido de milho e o fermento. Aos poucos, incorpore os secos na mistura dos líquidos. Quando tudo estiver misturado, transfira a massa para um papel filme, achate e leve na geladeira por 20 minutos.

Pré aqueça o forno a 180 graus.

Retire a massa da geladeira e abra ela sobre uma superfície lisa coberta com amido de milho até que ela fique com 1 centímetro.

Corte círculos e arrume em uma assadeira coberta com papel manteiga. Leve ao forno por 10 minutos ou até que estejam duros e branquinhos.

Após retirar do forno, espere esfriar e recheie com o doce de leite. É importante que ele seja bem consistente para não escorrer, e o alfajor não vai grudar. Passe no coco ou no açúcar e sirva em seguida. Essa receita rende 40 alfajores.

Fonte: Fotografando à Mesa

Leia também: Pudim de caneca

Comentários (6)

  1. Conheci esse produto em um aniversário que foi servido como pirulito. Por fora foi confeccionado com chocolate tipo bombom. ficou uma delícia. Adorei seu vídeo e sua pessoa bjssss!

  2. HA MTO PROCURAVA ESTA RECEITA E TODAS Q VI, NÃO GOSTEI. ESTA É A PRIMEIRA QUE GOSTO. PARABÉNS! FALTOU O RENDIMENTO, QTAS RENDEM?

    1. Tem razão, Sandra. Faltou essa informação. Nesta receita, o forno deve ser pré-aquecido em 180º. Deixe por cerca de 10 minutos ou até que estejam duros e branquinhos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total