Carros Diferença entre os tipos de gasolina usados no Brasil
mulher abastecendo o carro

Diferença entre os tipos de gasolina usados no Brasil

Saiba mais sobre as gasolinas comum, aditivada e premium

O tipo de gasolina que você usa no seu carro interfere diretamente no desempenho e na longevidade do automóvel, por isso, na hora de abastecer, é preciso ter em mente o que se perde ou se ganha com cada um dos tipos.

Confira abaixo as características de cada um deles:

COMUM

A gasolina comum é a mais simples, trata-se do combustível bruto que sai das refinarias. Esse tipo de combustível possui menos aditivos e, com isso, não contém substâncias que protegem e limpam o motor. Além disso, com o tempo, os resíduos que ficam depositados sobre as válvulas de admissão do motor comprometem o funcionamento do veículo.

ADITIVADA

A gasolina aditivada, no entanto,  possui mais aditivos químicos que ajudam na limpeza e na conservação do motor do que a do tipo comum.

PREMIUM

Já a gasolina premium é de um tipo diferenciado de gasolina. Uma de suas características é possuir mais octanagem que as outras, o que quer dizer que é um combustível mais eficiente e que prolonga o tempo de uso de alguns componentes do carro. Além disso, a premium também possui substâncias que limpam a parte interna do motor. Porém, esse  tipo de gasolina é mais caro e seus efeitos são mais perceptíveis em carros potentes, como os esportes de luxo.

Importante: independente do tipo de gasolina, ou do posto, todas possuem 25% de etanol anidro no Brasil (conforme determinação legal).

Meio ambiente: Todos esses tipos de gasolina poluem a atmosfera. No entanto, a menos agressiva ao meio ambiente é a premium, porque é a que menos emite enxofre durante a queima.

O dióxido de enxofre e o trióxido de enxofre podem reagir com a água da chuva e, com isso, aumentam a frequência de chuvas ácidas, que causam danos para os vegetais, rios, lagos e, sem contar, para a saúde humana.

Leia também: Como economizar combustível?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total