Bem-estar Ioga para todos
mulher sentada de pernas cruzadas fazendo ioga

Ioga para todos

Ioga, a terapia do corpo e da alma: conheça um pouco mais sobre a modalidade que oferece relaxamento e meditação

 Conheça melhor os diferentes estilos da prática

“Começar a fazer ioga” é um afazer que predomina em muitas listinhas de promessas de ano novo. Com atrativos promissores como treinamento do corpo e da mente como um todo e melhora do bem estar e do alongamento; além de tonificar os músculos e ajudar a controlar a ansiedade, não é de se estranhar que a prática tenha ganhado tantos adeptos. Mas no meio de tantas modalidades, estilos e novidades pipocando a todo o momento, o cérebro entra em parafuso: qual ioga é a melhor? Essa resposta depende de seus objetivos e do seu estilo. Com certeza há um tipo de ioga que é o seu número!

Do comecinho

Toda modalidade de ioga tem como base a autodescoberta. A prática ajuda na tranquilidade e concentração, além de dar maior clareza de pensamento e percepção interior. Mas nem tudo são flores: a ioga requer disciplina, força de vontade e flexibilidade – literal, para fazer as posturas, e figurada, para aprender a aceitar os limites do corpo.

Há centenas de estilos criados para atender melhor ao perfil de praticantes distintos, espalhados nos quatro cantos do mundo. Apesar de ter em comum as ideias e os objetivos, já que a origem de todas é a mesma, cada método tem um foco principal. As práticas mais famosas são a Tradicional (ou Hatha), Power, Ashtanga e Iyengar. Conheça um pouco mais sobre cada uma:

Hatha Yoga (conhecida também como Yoga Tradicional)
Sem grandes invencionices, tem como foco principal a flexibilidade e o combate ao estresse, buscados através dos exercícios de respiração, posturas (chamadas de ásanas), meditação e relaxamento. Não exige tanto do corpo e do preparo físico como outras práticas, por isso é considerada a ideal para iniciantes e pessoas com alguma limitação física.

Power Yoga
Como o próprio nome já diz, é uma Hatha Yoga turbinada, para praticantes que buscam maior dinamismo nas posturas e nos exercícios. Os movimentos e a respiração são mais vigorosos. Como resultado, há maior harmonia muscular, e um corpo mais ágil e flexível. Recomendada para praticantes com melhor condicionamento físico.

Ashtanga Yoga (ou Ashtanga Vinyása Yoga)
Método criado pelo mestre indiano Sri K. Pattabhi Jois, é ideal para quem busca um tipo de exercício mais intenso e dinâmico. Seu objetivo principal é gerar uma grande quantidade de calor através da sincronia dos exercícios e da respiração, ajudando a purificar o corpo.

Iyengar Yoga
Prática formatada pelo mestre contemporâneo Iyengar, prima pelo alinhamento meticuloso entre as várias partes do corpo. Com o auxílio de acessórios como blocos, fitas e almofadões, que facilitam a execução correta das posições, a modalidade ajuda a reestabelecer o equilíbrio corporal e a saúde como um todo.

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