Bem-estar Grávida e linda!
mulher grávida feliz, deitada na cama

Grávida e linda!

Dicas de saúde e estética para grávidas: alimentação, bem-estar e beleza

Cuidados para as grávidas ficarem ainda mais radiantes

Conhecida como a fase em que a mulher está mais bonita e radiante, a gravidez pede cuidados especiais com a saúde e a estética, para não prejudicar a formação do bebê e a gestante só tirar o melhor proveito desta fase.

Durante o verão, as gestantes podem sofrer ainda mais com dores nas colunas e inchaços, devido às altas temperaturas. Separamos aqui alguns cuidados que podem ajudar as grávidas a ter menos desconforto e só curtir a chegada de seu bebê!

Atividade física

Os exercícios físicos são importantes durante a gestação porque fortalecem o corpo, melhoram a circulação e facilitam o trabalho de parto. As restrições se aplicam a mulheres com problemas de saúde (como diabetes, hipertensão e anemia), que devem ter acompanhamento específico.

As atividades mais recomendadas são caminhadas leves, hidroginástica, natação e
bicicleta ergométrica. Exercícios de alto impacto devem ser evitados, porque as articulações ficam mais frágeis. Ioga e alongamento também são muito bem-vindos.

O ideal é consultar seu médico de confiança para tirar as principais dúvidas. O fato de você já praticar ou não alguma atividade física altera as recomendações do que deve ser feito nesta fase, então o melhor a fazer é conversar com um médico que esteja familiarizado com seu histórico e que possa sugerir os melhores exercícios.

Cuidados extras

A fisioterapia pode ajudar quem tem problemas na coluna e dores nas costas, além de facilitar o parto e garantir maior bem-estar à gestante, que aprende a reeducar sua postura e toma maior consciência do corpo e de suas novas proporções.

A acupuntura também é reconhecida por obter bons resultados para dores no geral, desconfortos e problemas como ansiedade, mas procure indicação médica antes.

Alimentação

As futuras mamães também têm de ter atenção extra com a alimentação. É bom ter cuidado com aquela máxima de “agora estou comendo por dois”, porque a dieta alimentar da gestante tem que ser bem equilibrada e pensada para incluir todos os nutrientes para as possíveis carências da grávida e do bebê.

Cereais integrais, proteínas magras, frutas, leguminosas e hortaliças não podem faltar no prato. Além disso, se alimentar a cada três horas ajuda a controlar a ansiedade, além de evitar picos de fome. Consulte seu médico para ver se há a necessidade de vitaminas complementares.

Estética

Devido às grandes variações hormonais nesta fase, as grávidas percebem alterações na pele, no corpo e nos cabelos. Mas não é toda intervenção que pode ser feita! Esfoliações leves ajudam a ativar a circulação, a tratar as manchas típicas da gravidez e promovem a renovação celular, ajudando na absorção dos cremes prescritos. A depilação está liberada, mas o laser deve ser evitado porque pode agravar manchas. A principal recomendação é sempre buscar produtos neutros e pouco abrasivos, que atuem de forma delicada e pouco invasiva. Hidratação é fundamental para evitar estrias e ajudar na elasticidade da pele, e protetor solar é imprescindível durante os nove meses.

Comentários (9)

  1. Adorei as dicas, elas nos abrem a visão do que é melhor para nós mães e para nossos bebês. Melhor ainda seria se houvesse um site para interagir conosco semanalmente, fica a dica!

  2. Gostei muito destas informações sobre como devemos praticar e se alimentar de maneira correta.Gsotaria de saber como devemos nos vestir da maneira certa tambem.

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