GuiaMais
 Corpo em equilíbrio com pilates

Corpo em equilíbrio com pilates

Pilates é o método que alinha a postura, trabalha a respiração e tonifica os músculos. Democrático, atende a quem quer um corpo em forma e definido e quem tem problemas de coluna ou quer tonificar a musculatura.

A frase em latim “Mens Sana in Corpore Sano” (mente sã em corpo são), utilizada pelos gregos ainda antes de Cristo, já pregava o equilíbrio entre corpo e mente saudáveis. O pilates, prática bastante popularizada nos últimos tempos, também tem entre seus objetivos equilibrar ambos, com exercícios de concentração e respiração que trabalham os músculos utilizando apenas o peso do corpo.

O método foi criado por Joseph H. Pilates na década de 1920, para que ele pudesse se exercitar em aparelhos específicos, já que sofria de raquitismo e asma e não podia praticar qualquer tipo de exercício. Hoje em dia, além das aulas ministradas nos aparelhos encontradas em estúdios, também é possível fazer a prática no solo, com auxílio de colchonetes, bolas e pequenos pesos.

Objetivos

O principal objetivo da técnica é fortalecer a coluna, os músculos da coxa e o assoalho pélvico; por meio de exercícios que trabalham a concentração e maior conscientização sobre o corpo. A respiração é valorizada, assim como a precisão dos movimentos e a fluidez com que são executados, garantindo uma postura correta, mas sem rigidez. A coluna precisa ser forte e maleável ao mesmo tempo, para que possa sustentar o esqueleto e permitir uma grande quantidade de movimentos.

Outro grande atrativo do pilates é a tonicidade dos músculos. Além de alunos com problemas na coluna, hoje em dia a modalidade é adotada também por pessoas que querem tonificar o corpo mas não gostam da musculação tradicional, feita em exaustivas séries repetidas em aparelhos.

Alinhar postura

Músculos fortes são fundamentais para o alinhamento postural, já que são eles que sustentam os ossos. Um dos grupos musculares mais trabalhados em aula é o chamado “core”, conjunto de músculos do tronco que mantêm a coluna ereta. Ele é muito exigido nos exercícios de pilates, e há uma conscientização para que a respiração o mantenha sempre ativo. O alongamento também é muito importante para evitar estresse muscular, além de garantir maior fluidez nos movimentos.

O pilates é uma técnica agradável e traz resultados rápidos, mas se engana quem acha que é fácil, porque os exercícios são puxados e requerem acompanhamento profissional para não serem executados de maneira incorreta. Por isso, é recomendada uma avaliação com um especialista antes, principalmente quem já desenvolveu algum problema na coluna, como escoliose, lordose ou cifose, para que o problema não seja agravado.

 

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *