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 Você já se rendeu aos cupons?

Você já se rendeu aos cupons?

Passada a febre das compras coletivas, chegou a vez dos cupons de desconto conquistarem de vez os consumidores brasileiros. Com eles, todo mundo ganha: os comerciantes atraem mais clientes, que por sua vez conseguem boas pechinchas. Há descontos para quase tudo! De academias de ginástica até a manutenção de veículos, passando por eletrodomésticos, produtos de limpeza e restaurantes.

Sites especializados oferecem cupons gratuitos que podem ser trocados por descontos de até 70% no preço final. Ao contrário das compras coletivas, que exigem adiantamento, o pagamento é realizado sempre após a prestação do serviço ou no momento da aquisição do produto.

Nos Estados Unidos

Os cupons surgiram nos EUA no final do século 19, quando a Coca-Cola resolveu trocá-los por refrigerantes grátis. A ideia era popularizar a bebida. Hoje, a tradição é tão importante que os norte-americanos instituíram setembro como o mês nacional do cupom.  95% da população já os utilizou pelo menos uma vez.

Estima-se que anualmente as lojas do país distribuam cerca de 3 bilhões deles, representando uma redução de US$3,7 bilhões na soma dos preços originais. De acordo com a Associação Nacional de Marketing, com apenas 20 minutos semanais de pesquisa a cupons, um indivíduo pode economizar até US$ 1 mil em compras por ano. Isto porque apenas 1% dos cupons distribuídos são redimidos.

Mas é dos outros 99% que os varejistas tiram suas maiores vantagens. Um estudo recente da Harvard Business Review, que envolveu 500 mil cupons de mais de 300 marcas ao longo de 16 meses, aponta que os consumidores que recebem, mas não redimem seus cupons, costumam gastar até 60% a mais do que o desconto oferecido nas lojas associadas. Independente dos itens estarem em promoção.

Entre os americanos que recebem cupons, 73% não os redimem, 27% os utilizam. Em outras palavras, a cada 100.000 pessoas que visualizam um cupom, 73.000 vão à loja sem eles, com forte consumo das ofertas do ponto de venda. Os números apenas endossam uma oportunidade não facilmente identificada pelos empresários: utilizar os cupons para divulgação. A simples exposição das marcas já é suficiente para criar um valioso canal de comunicação e fidelização com os clientes.

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