Café: vilão ou mocinho?

Café: vilão ou mocinho?

Tomar café pela manhã ou “um cafezinho” durante a tarde é um hábito dos brasileiros passado há muitas gerações. Os números realmente impressionam: o café está presente em 98% dos lares no Brasil segundo informações do Conselho Nacional do Café 2014.

A bebida tão querida no país e em milhares de lugares no mundo também é constantemente levada ao banco dos réus quando o assunto é seus benefícios e malefícios para a saúde. Mas fique tranquilo se você não dispensa o café no seu dia a dia, nós esclarecemos algumas dúvidas. Confira:

Existem limites para tomar café por dia

O café pode ser um aliado na dieta e na manutenção da saúde em diversos aspectos, mas somente quando consumido moderadamente. Deve se beber de 3 a 4 xícaras no máximo, mais do que isso o café pode se tornar um vilão e prejudicar o sono, o funcionamento do estômago, entre outros.

Cafeína deixa a pessoa mais atenta

A cafeína, que é um dos componentes do café, estimula o efeito de alguns hormônios, como o da adrenalina, e ainda age sobre algumas enzinas que ajudam a combater a fadiga. Também é verdade que o café ajuda a combater a depressão e a melhorar o humor.

Alivia a dor de cabeça

Há quem diga que é mito, mas o café ajuda a aliviar a enxaqueca e dores de cabeça quando ingerido ainda nos primeiros momentos da dor. É, por isso, inclusive, que alguns medicamentos possuem cafeína em sua fórmula.

Ajuda prevenir doenças cardíacas

O café é um aliado para ajudar a diminuir os riscos de doenças cardíacas, isso porque as substâncias que existem na bebida ajudam a controlar o colesterol no sangue. Porém, isso só acontece com o café coado. Isso porque o coador retém substâncias gordurosas do café. O consumo adequado também ajuda a prevenir o diabete tipo 2.

Algumas pessoas devem evitar o consumo

Como já citado acima, o café traz diversos benefícios à saúde, mas algumas pessoas devem ficar ainda mais atentas e não ultrapassar a quantidade máxima de café por dia (de 3 a 4 xícaras no máximo), como é o caso de gestantes, mulheres na menopausa e idosos. Pessoas que sofrem com sensibilidade à cafeínainsônia e problemas estomacais também devem evitar.

Café vicia

Em excesso, o café pode causar dependência.  A cafeína em grandes quantidades por dia atua no cérebro de formas semelhantes a outros componentes que causam o vício. Alguns sinais do vício são dores de cabeçaansiedade e nervosismo quando há restrição do consumo mesmo que pouco.

Crianças podem tomar

Os pequenos também podem consumir café, mas em poucas quantidades, assim como outros produtos que possuem cafeína, como é o caso de refrigeranteschá gelados chocolates.

Quer saber mais? Consulte um nutricionista e conheça os alimentos ideias para seu dia a dia. 

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *