Doce português

Doce português

O famoso Pastel de Nata (ou pastel de Belém como conhecemos) é uma dos quitutes portuguesas que mais fazem sucesso no Brasil. E não é para menos: o doce feito com massa folhada e recheio de ovos e açúcar é realmente delicioso.

Em Portugal, o Pastel de Belém é encontrado em abundância nas pastelarias da região. Saiba, porém, que as pastelarias de lá não são como as que estamos acostumados. Por lá, nesses estabelecimentos vendem mais doces do que salgados.

Além do Pastel de Belém, mais uma dezena de doces típicos enchem as prateleiras das pastelarias portuguesas. Alguns desses doces são Queijadas, Fofo de Belas, Toucinho do Céu, entre tantas outras opções. Sendo que a maioria contém gemas de ovos na receita.

O motivo da maioria dos quitutes portugueses serem a base de gemas de ovos é um tanto curioso: dizem que as freiras que viviam em conventos inventaram receitas com as gemas que sobravam da produção de hóstias (as quais são feitas com claras de ovos e farinha).

Quanto ao Pastel de Belém, também há uma lenda que o cerca. Em Portugal, é dito que somente os monges que trabalhavam na confeitaria de Belém sabem preparar o doce autêntico e que não podem contar a ninguém.

Veja agora receita fácil de Pastel de Belém:

 

Você vai precisar de:

500g de massa folhada

500g de açúcar

100 g de farinha de trigo

1 litro de leite

2 ovos

10 gemas

Forminhas para modelar a massa

Modo de preparo do recheio:

Ferva o leite. Em um recipiente, misture o açúcar e a farinha, em seguida acrescente o leite fervido. Deixe a mistura esfriar por cerca de 10 minutos, após isso acrescente os ovos e bata até ficar um creme homogêneo.

Modo de preparo da massa:

Enrole a massa folhada e corte em forma de cilindros. Preencha as formas com a massa e espere 30 minutos. Depois acrescente o recheio nas forminhas. Leve ao forno pré-aquecido a 240 graus por cerca de 15 minutos.

Sugestões:

Se preferir, inclua casca de limão e um pau de canela durante a fervura do leite, isso dá um toque a mais no sabor e no aroma do doce.

Leia também: Receita de Cheesecake

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *