GuiaMais
 Educando seu filhote da forma certa

Educando seu filhote da forma certa

O melhor amigo do homem não recebe esse título à toa, os cães são carinhosos e estão ao nosso lado para o que der e vier. Para recompensá-los, nós também buscamos dar o melhor tratamento para nossos amigos, afinal eles passam a fazer parte da família. Mas, nem sempre aquilo que achamos estar certo realmente está. Por falta de informação, acabamos cometendo alguns erros comuns que prejudicam o adestramento e o dia a dia dos cachorros.

Veja abaixo lista com os principais erros e saiba se você está fazendo tudo certo:

A hora certa de começar o adestramento

O adestramento começa desde a hora do nascimento. Não depois dos 6 meses como se pensa. A primeira adestradora é a mãe do filhote, mas quando ele chega a sua casa já deve receber ensinamentos. Depois pode ficar difícil corrigir alguns vícios como roer os móveis, latir muito etc.

A hora de ficar sozinho

Quando ganhamos um filhotinho não queremos desgrudar dele um só minuto, mas depois que precisamos sair de casa ou do mesmo de cômodo, ele não está preparado. É normal ficarem latindo durante um bom tempo. Para resolver isso, tente acostumá-lo a ficar sem você por alguns períodos. Se preciso, deixe ele chorar até parar para seu cachorrinho entender que você só vai aparecer se ele ficar quieto.

Usando a coleira

Passear com seu cachorro é uma guerra de forças? Você puxando a coleira de um lado e ele de outro. O culpado disso é você! Calma, vou explicar. Quando seu cachorro te arrasta para algo e você deixa, ele entende que sempre terá que fazer isso para chegar perto de onde quer. Se você puxa a coleira para si, o erro também acontece e você não vai conseguir ensiná-lo.

O correto é desviar a atenção do cão daquilo que o distrai e fazer ele se concentrar em você. Isso é possível virando ele para o lado a fim de tirar o objeto do campo de visão do cachorro. Depois lhe dê um comando, como pedir para sentar, para que ele foque apenas em você.

Punição não adestra seu cão

Se você fere seu cachorro para ensinar algo, só vai conseguir confundi-lo e ele pode associar você a algo ruim. A maneira mais eficaz para o adestramento são as recompensas. Se ele teve um bom comportamento, o recompense, com o tempo ele fará tudo para te agradar e os ensinamentos serão mais eficazes. Se precisar dar bronca, faça-o entender o motivo.

Gostou? Então deixe seu comentário!

Vai viajar com seu cãozinho? Leia também Viagem com cachorros.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *