Descubra e se apaixone por Salvador

Descubra e se apaixone por Salvador

No aniversário da cidade, conheça os encantos da primeira capital do País

Colorido, acarajé, axé, Jorge Amado, farinha, capoeira, candomblé, belas igrejas: sim, estamos falando da Bahia, meu rei! Famosa por belas praias, mistura de etnias, música marcante e ricas manifestações culturais, Salvador – capital da Bahia – está na lista das cidades mais impressionantes do Brasil.

Fundada em 29 de março de 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil. Seguindo o urbanismo português, ela tem dois níveis: Cidade Alta, sediando as funções administrativas, residenciais e religiosas; e Baixa, com atividades do porto e do vigoroso comércio.

Foi erguido na cidade um invejável conjunto arquitetônico que a coloca entre as cidades mais interessantes do Brasil. O casario do século 17/18 inclui cerca de 3 mil edifícios, muitos recuperados e outros carecendo de melhores cuidados. Cada porta costuma revelar uma surpresa, seja pelo aspecto cultural, histórico ou arquitetônico.

O seu grande destaque é o Pelourinho, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985. O lugar conta com bons restaurantes, ateliês, igrejas, museus e lojas.

Baía de Todos os Santos e as praias urbanizadas de sua orla se destacam pelo azul cristalino das águas e pelas condições ideais para práticas de esportes aquáticos.

culinária baiana é exemplo da troca cultural entre portugueses, índios e escravos, que resultou numa diversidade de gostos e sabores. Esse mesmo sincretismo pode ser visto em muitas formas culturais que marcam a presença africana.

Cultura

A Bahia é uma incrível mistura de sons, ritmos e gêneros, sejam sacros ou profanos. Tem axé, samba de roda, pagode e bossa nova (afinal, foi o baiano João Gilberto um dos responsáveis). Nomes consagrados como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Betânia, Gal Costa, Olodum, Daniela Mercury também são referência em música de qualidade. Tem ainda trio-elétrico que é daqui mesmo e arrasta multidões pelas ruas durante do Carnaval.

O sincretismo religioso deu a Bahia o Candomblé, a Umbanda, os afoxés, os sambas de roda (patrimônio imaterial do Recôncavo baiano), o maculelê, a capoeira, a culinária e outros tantos ritmos, cores e sabores.

Curiosidade

Acarajé, abará, caruru, vatapá, farofa, mungunzá. Pimentas, banana, azeite de dendê, camarão seco. A influência africana na mesa baiana é até difícil de mensurar. Mas, nada se compara em termos de popularidade ao famoso bolinho sagrado, o acarajé. Trata-se de uma comida de orixás que nos rituais típicos do Candomblé costuma ser oferecido a Iansã.

No tabuleiro das famosas baianas, também são frequentes outras comidas, como o abará, lelê e cocadas; mas o acarajé ganhou uma legião de admiradores em todo o Brasil. A cidade está repleta de tabuleiros famosos, recentemente ganhou até um espaço oficial, o Memorial da Baiana de Acarajé, na Praça da Sé, onde se pode provar o famoso quitute e ouvir muitas histórias.

E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *